História da educação nos TCCS de pedagogia da UFPA (1983 – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7875Abstract
O presente texto tem como propósito elaborar um panorama das produções em História da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no campus de Belém, para assim obtermos uma visão do alcance que a temática vem tomando entre os estudantes do citado curso. Para tanto, analisamos os títulos e eixos temáticos dessas produções tendo como principais fontes os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de entre os anos de 1983 a 2018. Para o desenvolvimento de nosso estudo optamos por adotar a pesquisa que se denomina Estado da Arte. Constatamos, então, que o campo da História da Educação não está entre os temas mais abordados no curso, mas está classificado como de média produção em relação ao todo dos trabalhos catalogados e, além disso, verificamos que os autores dedicaram-se em pesquisar principalmente, sobre as políticas, os desdobramentos históricos e o processo de implantação de Instituições Educativas em variadas épocas.
Palavras-Chave: História da Educação; Produção Acadêmica; Pedagogia