A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v10i1.17899

Palavras-chave:

História da Educação, Formação do Pedagogo, Amazônia

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir os impactos da produção historiográfica sobre a educação na Amazônia e sua importância na formação de pedagogos e pedagogas. Nesse contexto, abordamos a baixa prevalência de referências teóricas endógenas sobre essa matéria e a concentração dessa produção em regiões como o Sul e o Sudeste do país, o que dificulta a construção de referências e práticas pedagógicas capazes de atender às próprias demandas de natureza cultural e social. Nessa medida, compreendemos que a mitigação deste problema exige maior incentivo à pesquisa e à formação em história da educação e o exercício de uma historiografia crítica e inclusiva – aspectos que consideramos essenciais para a qualificação de pedagogos capazes de enfrentar as adversidades educacionais contemporâneas, promovendo uma educação mais representativa e pertinente aos desafios da região amazônica paraense.

Biografia do Autor

Emilly Moraes Pamplona, Instituto de Ciências da Educação da / UFPA

Discente do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da UFPA; Estagiária do Conselho Municipal de Educação de Belém. E-mail: emilly.pamplona@iced.ufpa.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-3159-8259

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da UFPA; Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação; Doutor em Educação. E-mail: albertofdamasceno59@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1620-6735.

Referências

CAMPOS, Névio. Lugar da História da Educação na formação do professor/pedagogo. Educação Unisinos. Ponta Grossa, PR. V. 15, n. 2, maio/agosto, 2011. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2011.152.01/395

COLARES, Anselmo Alencar. História da Educação na Amazônia: Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições. Revista HISTEDBR On-line, 2011. Disponível em: https://app.amanote.com/v4.5.10/research/note-taking?resourceId=767YAnQBKQvf0BhiAmll.

CONCEIÇÃO, Eli, COLARES, Anselmo Alencar. Amazônia brasileira: educação e contexto. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 7, n. 01, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10633

DAMASCENO, Alberto; RESCHKE, Monika; CAMPOS, Danielly; PANTOJA, Suellem; FERREIRA, Gercina; DOURADO, Viviane; MESQUITA, Jessica; MIRANDA, Joaquina Ianca. A história da educação nos programas de pós graduação em educação na Amazônia: o estado do conhecimento da produção no campo. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 55671–55691, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n6-124. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30893

DAMASCENO, Alberto; PANTOJA, Suellem; DOURADO, Viviane. Educação na Amazônia: um balanço das iniciativas de produção historiográfica. Educ. Teoria Prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, e17, 2023. Disponível em: lt;http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198181062023000100116>

DIAS, Luan de Sousa. Pedagogo: antes de tudo um pesquisador. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza- CE, 2025.

GAMBOA. Sílvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Educação e Sociedade na Amazônia em Mais de Meio Século. Revista Cocar, Belém, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/141/115

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Amazônia colonial do Brasil. Manaus: Valer, 2022.

MAIA, Jamylle; DAMASCENO, Alberto; TOMÉ, Luane . História da educação nos TCCS de pedagogia da UFPA (1983 – 2018). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 271–289, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v1i01.7875. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7875

PANTOJA, Suellem. M.; RESCHKE, Monika de Azevedo; DOURADO, Viviane. Ensino e Pesquisa em História da Educação: Origens do Debate nos Cursos de Pedagogia no Estado do Pará. In: XII Encontro Maranhense de História da Educação, 2019, São Luís. Anais do XII EMHE, 2019, v. 1. Disponível em: https://www.nedhel-ufma.com.br/anterior/wp-content/uploads/2019/09/S_M_P__M_de_A_R__V_B_D.pdf

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.

RABELO, Islei Gonçalves. RODRIGUES, Rosângela Silveira. A história da educação e a formação docente: possibilidades e contribuições para uma prática emancipada e emancipadora. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação (CINFE) – UCS, 2010, Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe/artigos/arquivos/eixo_tematico5/A%20Historia%20 da%20Educacao%20e%20a%20Formacao%20Docente_possibilidades%20e%20contribuicoes.pdf>

SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos; SILVA, José Moisés Nunes da. Formação inicial de professores na amazônia paraense: o que dizem as pesquisas. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–24, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3725. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3725

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

PAMPLONA, Emilly Moraes, SILVA, Luisa Raquel da, DAMASCENO, Alberto. A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, v. 10, n. 1, p. 1–15, 2025. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2025.