História da educação nos TCCS de pedagogia da UFPA (1983 – 2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7875

Resumo

O presente texto tem como propósito elaborar um panorama das produções em História da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no campus de Belém, para assim obtermos uma visão do alcance que a temática vem tomando entre os estudantes do citado curso. Para tanto, analisamos os títulos e eixos temáticos dessas produções tendo como principais fontes os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de entre os anos de 1983 a 2018. Para o desenvolvimento de nosso estudo optamos por adotar a pesquisa que se denomina Estado da Arte. Constatamos, então, que o campo da História da Educação não está entre os temas mais abordados no curso, mas está classificado como de média produção em relação ao todo dos trabalhos catalogados e, além disso, verificamos que os autores dedicaram-se em pesquisar principalmente, sobre as políticas, os desdobramentos históricos e o processo de implantação de Instituições Educativas em variadas épocas.

 

Palavras-Chave: História da Educação; Produção Acadêmica; Pedagogia

Biografia do Autor

Jamylle Emilly Maia, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da UFPA

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará – UFPA

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1991). Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1983). Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM) e é vice coordenador do Grupo de Estudos em Educação no Pará na Primeira República (GEPRE). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além da coordenação do Fórum Estadual de Educação do Pará

Luane Tomé, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da UFPA.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

MAIA, J. E.; DAMASCENO, A. .; TOMÉ, L. . História da educação nos TCCS de pedagogia da UFPA (1983 – 2018). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 271–289, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v1i01.7875. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7875. Acesso em: 19 abr. 2024.