Amazônia brasileira: educação e contexto

Autores

  • Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
  • Anselmo Alencar Colares Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10633

Palavras-chave:

Educação, Realidade Amazônica, Desenvolvimento

Resumo

O texto proposto tem por objetivo apresentar um panorama da região amazônica e suas várias realidades, o contexto socioeconômico e educacional e como isso reflete no desenvolvimento da região, bem como debates acerca das políticas da Educação na e da Amazônia, a organização dos processos educativos e seus desafios. Destacam-se aspectos históricos sobre o surgimento das instituições escolares em Santarém/PA, um dos municípios que compõem a Amazônia brasileira e como esse fato influenciou no contexto histórico e no desenvolvimento da região. Tem o materialismo histórico-dialético como método de interpretação da realidade, visto que aponta caminhos para a compreensão dos fatos que ocorrem na prática social. Conclui-se que o progresso social só acontecerá, de fato, quando os interesses do capital, que dominam as políticas existentes na região, estiverem voltados para atender as populações que habitam e dependem dele para a sua sobrevivência.

 

Biografia do Autor

Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR (Ufopa

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA

Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/Ufopa) e do PPGE/UFOPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR (Ufopa). Bolsista Produtividade CNPq.

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Publicado

23-08-2022

Como Citar

CONCEIÇÃO DE VASCONCELOS TAPAJÓS SOUSA, E.; ALENCAR COLARES, A. Amazônia brasileira: educação e contexto. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2022. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.10633. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10633. Acesso em: 21 dez. 2024.