Por uma educação feminista na Amazônia: diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4934Abstract
O objetivo deste artigo é dialogar sobre práticas educativas que atentem para a trama de opressões vivenciadas pelas mulheres no território amazônico, tendo por base o pensamento da ativista norte-americana Bell Hooks e do pedagogo brasileiro Paulo Freire. No encontro entre os pensamentos desses dois intelectuais, busca-se identificar os pontos de convergência de seus escritos na direção de uma pedagogia feminista, comprometida com a criticidade, a dialogicidade e a amorosidade no seio de um processo pedagógico voltado para mulheres da região Amazônica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Entre os resultados destaca-se que Bell Hooks e Paulo Freire partilham seus conhecimentos e experiências com os oprimidos e costuram uma pedagogia com um sentido de justiça. Pedagogia que possibilita a crítica e a indignação perante as violências e desumanizações que mulheres sofrem no contexto social na Amazônia.
Palavras-Chave: Educação feminista; Paulo Freire; Bell Hooks; Amazônia.