ASPECTOS POLITICOS E SOCIAIS NA PESQUISA COM CRIANCAS DE EDUCACAO RIBEIRINHA DE MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v2i2.3800Abstract
O trabalho apresenta uma revisão dos aspectos políticos e sociais da educação infantil ribeirinha na cidade de Manaus. Integra as atividades da pesquisa intitulada Os significados construídos pelas crianças da Educação Infantil ribeirinha de Manaus, que tem por objetivo compreender os significados construídos pelas crianças pequenas nos processos educativos que caracterizam suas experiências na educação infantil de uma escola pública municipal ribeirinha de Manaus, a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A educação infantil do campo inclui a diversidade de infâncias, povos e populações que vivem nos territórios rurais do país. Reconhecendo essa característica, a Resolução 02/2008, do Conselho Nacional de Educação, que estabelece diretrizes, normas e princípios para a Educação Básica do Campo, define as populações rurais como: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras e outros. Esta escrita pensa a criança para além da natureza infantil, aproximando-a de suas condições objetivas de vida, vinculando-a nas relações de produções reais. Em uma escola municipal na zona ribeirinha de Manaus, observamos as atividades promovidas às crianças da pré-escola e fazemos escuta da fala das crianças sobre essas atividades na intenção de compreendermos os significados construídos sobre elas. Essas falas são estudadas a partir dos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vigotski e seus colaboradores.
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