Possibilidades de utilização pedagógica do conceito de consciência de Vygotsky no Brasil:
uma revisão sistemática em pesquisas stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9962Resumo
Este artigo consiste em uma revisão sistemática sobre possibilidades de uso pedagógico do conceito de consciência, de L. S. Vygotsky, em pesquisas Stricto sensu, materializadas em teses e dissertações desenvolvidas no Brasil. Para tal, desenvolve aprofundada revisão de literatura a partir dos originais de Vygotsky sobre o referido conceito e apresenta resultados de pesquisa realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – que buscou investigações que abordassem o conceito de consciência na perspectiva vygotskiana e o aplicassem/analisassem em situações pedagógicas. Da busca sistemática e análise minuciosa, realizada em fevereiro de 2019, que resultou em 195 pesquisas (combinando as palavras "Vy(i)gotsky(i)" e "Consciência" nos títulos e nos resumos), foram verificadas quatro que relacionavam tomada de consciência (Osoznanie) a alguma prática pedagógica, sendo duas teses e duas dissertações. O achado mais relevante se refere ao fato de que as quatro pesquisas relacionaram esse conceito a atividades pedagógicas sobre o ensino e/ou o domínio da linguagem escrita. Ao final, salienta-se que ainda são poucas as pesquisas Stricto sensu no Brasil que abordam esse tão central conceito de Vygotsky em relação a práticas pedagógicas – sendo nenhuma na Região Norte do país até a data da busca sistematizada empreendida. Por se tratar de um conceito deveras importante na obra vygotskiana, indica-se que pesquisadores vinculados à Teoria Histórico-Cultural possam utilizá-lo com maior frequência em estudos e em práticas pedagógicas, visto seu estreito vínculo com os processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de superação de dificuldades por estudantes no campo cognitivo.
Palavras-chave: Consciência; Vygotsky; Prática pedagógica; Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações; Teoria Histórico-Cultural.