Inter/transculturalidade na Amazônia

educação bilingue intercultural entre os baniwa-coripaco

Autores

  • Olivier Meunier Université de Lille

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8819

Resumo

Inter/transculturalidade na Amazônia

 

Sumário: A transmissão tradicional dos conhecimentos nas sociedades da oralidade e o modelo ocidental da forma escolar podem aparecer a priori dicotômicas, o que frequentemente contribuiu para o seu desenvolvimento justaposto e frequentemente um processo de dominação do segundo sobre as primeiras. No Brasil, após o processo republicano que visa assimilar as populações indígenas à Nação durante os anos 1970-1980, estas últimas organizaram-se para salvaguardar seu território e sua identidade cultural, o que preparado, desde os anos noventa, na generalização de uma educação escolar intercultural nos territórios indígenas, abrindo a forma escolar ocidental aos conhecimentos socioculturais indígenas. Assistimos a invenção institucional de uma escola indígena em um contexto de questionamento da hegemonia de dispositivos e das visões do mundo procedentes da colonização e da construção do Estado-nação brasileiro. Esta dinâmica inscreve-se no âmbito de um processo de transição democrática e de descentralização que caracteriza uma nova forma de governança de uma grande parte dos países da América Latina onde os territórios indígenas e os recursos dos quais dispõem podem ser preservados. Tem-se a possibilidade de desenvolver uma outra visão da educação escolar baseada numa dialética entre conhecimentos indígenas e conhecimentos escolares numa perspectiva de desenvolvimento sustentável dos territórios indígenas. Novas experiências começam a efetuar-se a partir do fim dos anos 2000 no ensino médio numa perspectiva “integrada” e o estudo de caso da escola Pamáali informa-nos sobre a maneira como foi organizado e sua articulação com os aspectos culturais, linguísticos, societais e ambientais específicos dos povos Baniwa e Coripaco que são os protagonistas.

 

Palavras-chave: Educação bilingue intercultural, povos indígenas, desenvolvimento sustentável, Amazônia, Baniwa.

Biografia do Autor

Olivier Meunier, Université de Lille

Professor da Universidade de Lille/França, é doutor em antropologia desde 1996 e habilitado a dirigir pesquisas em sociologia desde 2007. Há 30 anos vem desenvolvendo pesquisas no Brasil, Nigéria, Roménia, França, México, Guiana em parceria com algumas universidades e laboratórios de pesquisa. Autor de vários livros e artigos, atualmente seu foco de discussão e pesquisa é sobre inter/transculturalidade, teoria da complexidade em uma perspectiva socio-antropológica da educação.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Meunier, O. (2021). Inter/transculturalidade na Amazônia: educação bilingue intercultural entre os baniwa-coripaco. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 6(01), 01–24. https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8819