A contribuição dos instrumentos avaliativos para a autonomia na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.7638Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os principais instrumentos avaliativos empregados na Educação a Distância (EaD), investigando como eles interferem na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia discente. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas destinadas a professores de escolas estaduais de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, que tenham participado de pelo menos um curso na modalidade a distância nos últimos cinco anos. Por meio da análise dos resultados, foi possível observar que existe consenso quanto à importância da avaliação formativa para o desenvolvimento do educando, ainda que grande parte dos professores também reconheça a avaliação somativa (aquela que considera apenas um resultado final como válido) como importante. Observou-se, também, que a maioria dos professores afirma avaliar seus alunos com instrumentos diferentes daqueles utilizados nos cursos EaD considerados. Conclui-se que a autoavaliação, enquanto instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia discente, é subutilizada na EaD. Faz-se necessário pensar sobre o papel da autoavaliação enquanto promotora do desenvolvimento do aluno da EaD.