A contribuição dos instrumentos avaliativos para a autonomia na educação a distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.7638

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar os principais instrumentos avaliativos empregados na Educação a Distância (EaD), investigando como eles interferem na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia discente. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas destinadas a professores de escolas estaduais de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, que tenham participado de pelo menos um curso na modalidade a distância nos últimos cinco anos. Por meio da análise dos resultados, foi possível observar que existe consenso quanto à importância da avaliação formativa para o desenvolvimento do educando, ainda que grande parte dos professores também reconheça a avaliação somativa (aquela que considera apenas um resultado final como válido) como importante. Observou-se, também, que a maioria dos professores afirma avaliar seus alunos com instrumentos diferentes daqueles utilizados nos cursos EaD considerados. Conclui-se que a autoavaliação, enquanto instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento da autonomia discente, é subutilizada na EaD. Faz-se necessário pensar sobre o papel da autoavaliação enquanto promotora do desenvolvimento do aluno da EaD.

Biografía del autor/a

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/CEDERJ, 2009); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/CEDERJ, 2015); Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/PROMINAS, 2012); Especialização em Gestão Escolar Integrada pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/PROMINAS, 2015); Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015) e Mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), trabalhando no Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos. Tem experiência na área de Educação a Distância como tutor a distância do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal Fluminense (IFF) e como tutor presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Graduação a Distância do Consórcio Cederj/Fundação CECIERJ

David Almeida dos Santos

Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação; Técnico em Química pela Fundação São José e aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Modalidade EAD pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/CEDERJ).

Hellen Candida Alves

Técnica em Química pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) e aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Modalidade EAD pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/CEDERJ).

Publicado

2021-01-04

Cómo citar

DE OLIVEIRA SILVA, L.; ALMEIDA DOS SANTOS, D. .; CANDIDA ALVES, H. . A contribuição dos instrumentos avaliativos para a autonomia na educação a distância. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–21, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.7638. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7638. Acesso em: 7 jul. 2024.