Cultura escolar e cultura midiática enquanto “gramáticas estruturantes”: reflexões, possibilidades e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5847

Resumo

O ensaio articula dois campos distintos, a escola (que tem sua ênfase na transmissão do saber) e a mídia (com sua lógica de consumo e de entretenimento), os quais possuem seus modos próprios de operar e suas diferentes finalidades, considerados, no texto, como “gramáticas estruturantes” da cultura escolar e da cultura midiática. Os argumentos presentes neste texto procuram refletir quanto à possibilidade da cultura escolar, a partir de seus saberes e fazeres, trazer para o seu interior os recursos, discursos e imagens da cultura midiática, não como meros fins instrumentais ou didáticos, mas no sentido de dar centralidade ao possível trabalho pedagógico com/através/para os meios diante dos elementos do contemporâneo (como proposto pela mídia-educação). Assim, analisam-se também possibilidades e limites nessa articulação entre a cultura escolar e a cultura midiática, reconhecendo o poder da escola e sua dimensão tradicional em relação aos saberes formais, mas também os recursos que a cultura midiática nos permite e que podem ser utilizados, explorados e aprofundados na educação.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física (2004) e Ciências Sociais (2012) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Educação Física - Linha Teoria e Prática Pedagógica - por esta mesma universidade (2008), e doutorado em Educação - Linha Sociologia e História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (finalizado em agosto de 2018). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF - Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física. Além disso, atua como pesquisador no Grupo de Estudos Corpo e Política (UFS) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Publicado

2020-02-10

Como Citar

MEZZAROBA, C. Cultura escolar e cultura midiática enquanto “gramáticas estruturantes”: reflexões, possibilidades e limites. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–26, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i2.5847. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/5847. Acesso em: 20 abr. 2024.