Cultura escolar e cultura midiática enquanto “gramáticas estruturantes”: reflexões, possibilidades e limites
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5847Resumo
O ensaio articula dois campos distintos, a escola (que tem sua ênfase na transmissão do saber) e a mídia (com sua lógica de consumo e de entretenimento), os quais possuem seus modos próprios de operar e suas diferentes finalidades, considerados, no texto, como “gramáticas estruturantes” da cultura escolar e da cultura midiática. Os argumentos presentes neste texto procuram refletir quanto à possibilidade da cultura escolar, a partir de seus saberes e fazeres, trazer para o seu interior os recursos, discursos e imagens da cultura midiática, não como meros fins instrumentais ou didáticos, mas no sentido de dar centralidade ao possível trabalho pedagógico com/através/para os meios diante dos elementos do contemporâneo (como proposto pela mídia-educação). Assim, analisam-se também possibilidades e limites nessa articulação entre a cultura escolar e a cultura midiática, reconhecendo o poder da escola e sua dimensão tradicional em relação aos saberes formais, mas também os recursos que a cultura midiática nos permite e que podem ser utilizados, explorados e aprofundados na educação.