Exploração sexual juvenil nas águas amazônicas e suas interfaces com a escola
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4508Resumo
Este texto intitulado “Exploração sexual juvenil nas águas amazônicas e suas interfaces com a escola” assinala os resultados do estudo de mestrado em Educação da Universidade Federal do Pará. Objetiva discutir as representações sociais de jovens alunos sobre exploração sexual nas balsas que transitam no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará e o processo de escolarização vivido nesse contexto. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 2010; NASCIMENTO, 2002). São vistas no presente artigo as representações sociais (RS) constituídas pelos sujeitos da pesquisa e as implicações no processo de escolarização. Esses elementos e as análises teóricas apontaram que a exploração sexual nos rios e furos da paisagem amazônica é pouco visível e não possui a necessária problematização em muitos setores da sociedade. As ações do poder público não dão lugar para esse fenômeno em seu combate e enfrentamento. As medidas ao enfrentamento da exploração sexual presente nas águas amazônicas relacionam-se à implantação de programas de qualidade além da valorização desse universo escolar e sua comunidade, experiências positivas e potencializadores desses jovens alunos.
Palavras–chave: Exploração sexual juvenil; Representações Sociais; Educação.