Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.4415

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o objetivo de analisar a Formação Continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Itabuna-Bahia, buscando compreender a Formação Continuada e o trabalho docente desenvolvido pelos professores desta modalidade. Os sujeitos colaboradores foram professores e coordenadores pedagógicos. Centrado na questão “A Formação Continuada ofertada pela rede municipal de educação de Itabuna atende as especificidades dos educadores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Campo?”, o estudo foi fundamentado no Materialismo Histórico Dialético. Dentre os autores que serviram de subsídio, destacam-se: Mészáros (2008), Freitas (2002), Saviani (2003), Arroyo (2009) Freire (2005) e Caldart (2003). E para explicar a base metodológica, buscamos aporte em Kosik (1976), Cheptulin (2004) e Gatti (2012). O caminho metodológico adotado na pesquisa apresenta-se como uma abordagem quali-quantitativa, de natureza exploratória, a partir da pesquisa participante. Utilizou-se de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os pesquisados. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que o referido município não dispõe de uma proposta de Formação Continuada local, específica para professores que atuam na EJA-Campo.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, BR, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Movimentos sociais e Educação (UNESP); Doutorado em Educação (UFMG); Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDEC/CEPECH-CNPq.

Lisângela Silva Lima, BR, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Professora da rede municipal de Itabuna - Ba; Membro do Grupo de Estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação - GEPEMDEC/CEPECH/CNPq.

Siomara Castro Nery, BR, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Educação; Professora Assistente na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Membro do Grupo de Estudos em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC/CEPECH/CNPq.

Publicado

2020-03-05

Como Citar

DOS SANTOS, A. R.; LIMA, L. S.; NERY, S. C. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–23, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v4i2.4415. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4415. Acesso em: 24 abr. 2024.