Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.4415Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o objetivo de analisar a Formação Continuada dos professores da Educação de Jovens e Adultos do Campo no município de Itabuna-Bahia, buscando compreender a Formação Continuada e o trabalho docente desenvolvido pelos professores desta modalidade. Os sujeitos colaboradores foram professores e coordenadores pedagógicos. Centrado na questão “A Formação Continuada ofertada pela rede municipal de educação de Itabuna atende as especificidades dos educadores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Campo?”, o estudo foi fundamentado no Materialismo Histórico Dialético. Dentre os autores que serviram de subsídio, destacam-se: Mészáros (2008), Freitas (2002), Saviani (2003), Arroyo (2009) Freire (2005) e Caldart (2003). E para explicar a base metodológica, buscamos aporte em Kosik (1976), Cheptulin (2004) e Gatti (2012). O caminho metodológico adotado na pesquisa apresenta-se como uma abordagem quali-quantitativa, de natureza exploratória, a partir da pesquisa participante. Utilizou-se de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os pesquisados. Após a análise dos dados, os resultados evidenciaram que o referido município não dispõe de uma proposta de Formação Continuada local, específica para professores que atuam na EJA-Campo.