POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO MANAUENSE

Autores

  • Michelle de Freitas Bissoli UFAM/FACED
  • Pérsida da Silva Ribeiro Miki UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Elane da Silva Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Jullyana Campos Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

A reflexão sobre o processo histórico que tem marcado as políticas públicas para Educação Infantil em nosso país possibilita a compreensão dos desafios que ainda restam para que os direitos de acesso de crianças pequenas às creches e pré-escolas sejam efetivados nacional e localmente. Este artigo tem por objetivo traçar um breve panorama histórico das políticas recentes para a Educação Infantil no Brasil e da elaboração dos Planos Nacionais de Educação. Reflete sobre os impactos do atual Plano Nacional de Educação, Lei n. 13005 de 2014, Plano Estadual de Educação do Amazonas e Plano Municipal de Educação de Manaus, sobre a oferta de instituições de Educação Infantil no contexto da cidade de Manaus. Busca apontar a permanência de metas e discursos, inferindo a possibilidade de seu cumprimento, tendo em vista a efetivação do direito das crianças de zero a cinco anos a uma Educação voltada para o seu desenvolvimento integral.

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Publicado

27-07-2017

Como Citar

DE FREITAS BISSOLI, M.; MIKI, P. da S. R.; BATISTA, E. da S.; DIAS, J. C. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PLANOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO MANAUENSE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3642. Acesso em: 22 dez. 2024.