FORMAÇÃO DO EDUCADOR INDÍGENA: INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Resumo
O artigo é resultado da pesquisa de Doutorado sob o título: Autonomia e Fortalecimento da Educação Escolar Indígena: percepções dos sujeitos políticos envolvidos no Projeto Magistério TAMδKAN (2006 – 2013). O Projeto Magistério Indígena TAMÎ’KAN (PMIT), aconteceu no período de2006 a2013, fruto da luta dos movimentos e lideranças indígenas de Roraima. O curso teve como objetivo habilitar professores indígenas para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas em terras indígenas. Formação em serviço ofertada para professores que se encontravam em pleno exercício da docência sem formação mínima, executado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), unidade pertencente à Secretaria da Educação de Roraima; Analisar a contribuição do PMIT no fortalecimento da educação escolar indígena do Estado a partir da percepção dos egressos do curso. A questão metodológica se estabelece a partir de uma abordagem qualitativa, método hermenêutico e técnica análise de conteúdo para entrevistas. Assim, a percepção dos egressos é que a formação adquirida no projeto tem contribuído sobremaneira para o fortalecimento de uma escola indígena, específica, diferenciada, bilíngue e comunitária, tendo em vista, a construção de perfil de professor participativo-reflexivo e com responsabilidade social para com seus parentes de etnia e comunidade. Em síntese, o fortalecimento da educação escolar indígena depende da construção da autonomia intelectual, crítico-reflexiva que emancipa o sujeito indígena.
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