ESTUDOS COM ANÁLISES CRÍTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16975

Palavras-chave:

BNCC, Novo Ensino Médio, Ciências da Natureza, Pesquisa Bibliográfica

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar estudos publicados com análise crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área das Ciências da Natureza. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com recorte temporal de 2018 a 2023. No levantamento dos trabalhos, foi usada a ferramenta BUSCAd, com os descritores Identidade Docente, BNCC, Novo Ensino Médio, Itinerário Formativo e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As buscas retornaram 51 trabalhos, destes trabalhos apenas sete capítulos estavam alinhados ao objetivo e foram analisados. Identificamos que, apesar das diferenças metodológicas, foram semelhantes às percepções sobre a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, com destaques da falta de participação dos docentes na elaboração do documento e que a eles foi imposta a responsabilidade de colocá-lo em funcionamento. A escassez de produções pode ser justificada pela recenticidade da BNCC na Educação Básica e demonstra a necessidade de pesquisas sobre a temática.

Biografia do Autor

Elaine Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em Licenciatura em Química pela UFTM, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)

Raquel Alves Bozzi, Universidade de São Paulo - USP

Licenciada e Bacharela em Química. Mestra em Educação em Ciências e Matemática. Especialista em Docência, com ênfase em Educação Inclusiva. Doutoranda em Educação, na área de concentração Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças.

Janaína Farias de Ornellas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciada em Química pela UNESP, Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP; Doutora em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SILVA, E. G. da; BOZZI, R. A.; ORNELLAS, J. F. de. ESTUDOS COM ANÁLISES CRÍTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16975. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16975. Acesso em: 6 jan. 2025.