TECENDO DIÁLOGOS ENTRE A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E O ESTÁGIO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16972Palavras-chave:
Biologia, Prática supervisiva, Licenciatura, DocênciaResumo
A investigação interliga os campos teórico-metodológicos da docência e das possibilidades formativas presentes no Estágio Curricular Supervisionado. Seu objetivo é investigar concepções e experiências de professores supervisores que integram o estágio curricular de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo qualitativo deu-se em 2024.1, numa Instituição Pública de Ensino Superior e elegeu como público-alvo seis professores que supervisionam estagiários em ambientes acadêmico-escolares. Verificou-se que as concepções e experiências desses docentes estão relacionadas, sobretudo, à aquisição de práticas associadas ao planejamento didático-pedagógico, achado que também lança luz sobre a sua relevância para o processo do desabrochar-se como professor. Quanto aos desafios, percebeu-se que eles se concentraram em torno de lacunas oriundas da formação inicial, das diversas realidades dos alunos e da necessidade de atualização a fim de acompanhar as novas gerações. Logo, o estudo revela aspectos específicos da prática supervisiva desenvolvida dentro dos Estágios Curriculares e amplia a área em estudo.
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