ANÁLISE E PERCEPÇÕES SOBRE A CARGA HORÁRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16958Palavras-chave:
Carga horária, Educação Física, Escolas Estaduais de Educação Profissional, Professores, Mercado de trabalhoResumo
Este artigo discorre sobre os possíveis influenciadores da delimitação da carga horária da Educação Física nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP’s) do Ceará, assim como sobre os desafios enfrentados pelos professores frente à carga horária dessa disciplina. Nesse sentido, objetivou-se analisar a percepção dos professores de Educação Física sobre as possíveis causas e consequências da atual carga horária da Educação Física em EEEP’s. O estudo possui natureza qualitativa e descritiva, baseado em revisão bibliográfica e coleta de dados a partir de um questionário aplicado a quatro professores. Os resultados revelaram uma carga horária curricular insuficiente destinada à Educação Física nas EEEP’s, o que, conforme a percepção dos professores questionados, resultava da influência do mercado de trabalho na organização da matriz, assim como, da ainda tímida mobilização política docente para a adequação satisfatória do horário curricular.
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