MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14894Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Corpora analítica, Ensino de Química, Venngage, DimensionsResumo
O texto destaca a importância da formação de professores para a Educação na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ao analisar estudos referentes as instituições de ensino superior brasileiras, visando promover uma visão crítica e reflexiva sobre os impactos sociais dos avanços científicos e tecnológicos. O estudo realizado foi um Mapeamento Bibliográfico com o objetivo de identificar a presença de estudos voltados a inserção curricular da Educação CTS nos cursos de Licenciatura em Química publicados e armazenados nos principais bancos de dados científicos online, utilizando essa ferramenta para localizar, organizar e analisar os artigos encontrados. A metodologia foi o Mapeamento Bibliográfico, que envolve a identificação, seleção e análise da produção científica existe. Foram utilizados os bancos de dados Dimensions, Scopus, Mendeley, ERIC e periódicos CAPES para as buscas com as palavras chaves: “CTS”, “CTSA” ou a variação “ciência, tecnologia e sociedade”, “ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente”, somadas a “currículo” e “licenciatura em química”. Após tratamento do material obtido, seis artigos compuseram o corpus analítico, deles são apresentadas as seguintes seções analíticas: a) ano e local de publicação, b) palavras-chaves - apresentadas pelos autores nos artigos, c) autores e citações e, d) objetivos das pesquisas. Após o estudo do Mapeamento, conclui-se que ainda é insipiente o número de pesquisas sobre a curricularização da Educação CTS nos cursos de formação de professores de Química, entretanto os trabalhos localizados apresentam um direcionamento para novos estudos.
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