MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14894

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Corpora analítica, Ensino de Química, Venngage, Dimensions

Resumo

O texto destaca a importância da formação de professores para a Educação na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ao analisar estudos referentes as instituições de ensino superior brasileiras, visando promover uma visão crítica e reflexiva sobre os impactos sociais dos avanços científicos e tecnológicos. O estudo realizado foi um Mapeamento Bibliográfico com o objetivo de identificar a presença de estudos voltados a inserção curricular da Educação CTS nos cursos de Licenciatura em Química publicados e armazenados nos principais bancos de dados científicos online, utilizando essa ferramenta para localizar, organizar e analisar os artigos encontrados. A metodologia foi o Mapeamento Bibliográfico, que envolve a identificação, seleção e análise da produção científica existe. Foram utilizados os bancos de dados Dimensions, Scopus, Mendeley, ERIC e periódicos CAPES para as buscas com as palavras chaves: “CTS”, “CTSA” ou a variação “ciência, tecnologia e sociedade”, “ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente”, somadas a “currículo” e “licenciatura em química”. Após tratamento do material obtido, seis artigos compuseram o corpus analítico, deles são apresentadas as seguintes seções analíticas: a) ano e local de publicação, b) palavras-chaves - apresentadas pelos autores nos artigos, c) autores e citações e, d) objetivos das pesquisas. Após o estudo do Mapeamento, conclui-se que ainda é insipiente o número de pesquisas sobre a curricularização da Educação CTS nos cursos de formação de professores de Química, entretanto os trabalhos localizados apresentam um direcionamento para novos estudos.

Biografia do Autor

Angélica Cristina Rivelini-Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), licenciada em Química pela Universidade Norte do Paraná. Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Apucarana. Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) na UTFPR e no programa de Mestrado em Rede (PROFQUI) na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise de Mídias e Educação; Estudos Culturais das Ciências e da Educação; Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado no Ensino de Química. E-mail: arivelini@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1050-8003. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3622391715613904.

Referências

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, Brasília, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4525. Acesso em: 7 fev. 2024.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PERÉZ, Daniel. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO. Anna Maria Pessoa. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001353232. Acesso em: 8 set. 2024.

COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; MOREIRA, Marcos Dionizio; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, v. 3, n. 2, p. 40–59, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4927. Acesso em: 9 set. 2024.

CORTEZ, Juscelino; DEL PINO, José Cláudio. O enfoque CTS nos cursos de licenciatura em ciências da natureza. Signos, Lajeado, ano 40, n. 2, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2425.Acesso em: 4 fev. 2024.

D'ANTINO, Maria Eloisa Famá. O uso da CIF no contexto escolar inclusivo: um mapeamento bibliográfico. Revista Educação Especial, v. 34, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/42725. Acesso em: 15 mar. 2024.

GIANVECCHIO, Larissa Angelini de Andrade; GONÇALVES, Josiane Peres. Mapeamento bibliográfico sobre a construção de feminilidades nas universidades da Bolívia. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 617–635, 2023. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/11524. Acesso em: 14 mar. 2024.

LAUXEN, Ademar Antonio; LEITE, Fabiana Andrade; RAMOS, Maurivan Güntzel. Editorial: 40º EDEQ. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 1-3, 23 jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12984. Acesso em: 7 fev. 2024.

LEÃO, Marcelo Franco; DEL PINO, José Cláudio; OLIVEIRA, Eniz Conceição. Análise da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química ofertado no IFMT na modalidade EaD. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 42, p. 197–216, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019197.Acesso em: 7 fev. 2024.

LOZANO, Diana Lineth Parga. Un currículo ambientalizado para formar profesores de química. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona. Anais [...]. Girona: UFG, 2013. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/download/308033/398012. Acesso em: 7 fev. 2024.

MARASCHIN, André de Azambuja; FONSECA, Eril Medeiros; LINDERMAN, Renata Hernandez. Freire-CTS e/ou CTS-Freire? Contribuições para o Ensino de Ciências. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 319-343, maio. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/90133. Acesso em: 22 maio 2024.

OLIVEIRA, Rosilene dos Santos; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. Enfoque CTSA e formação inicial de professores: um olhar para o projeto pedagógico dos cursos de Licenciatura em Química das instituições públicas de ensino superior do Paraná. Revista Valore, Volta Redonda, 6 (Edição Especial): 1636-1650, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/904. Acesso em: 7 fev. 2024.

OLIVEIRA, Mariângela Castilho Uchoa; MICCAS, Camila; ARAÚJO, Catherine Oliveira; PEREIRA, João Guilherme Nunes; SAMPAIO, Caroline de Goes. A perspectiva ciência, tecnologia & sociedade no ensino de química: o caso do mestrado em ensino de ciências e matemática no Instituto Federal Do Ceará. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S. l.], v. 17, p. e022002, 2023. Disponível em: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2378. Acesso em: 23 mar. 2024.

PIRES, Margareth Polido; MACIEL, Maria Delourdes. Desenvolvimento de competência científica: um estudo preliminar das ideias-chave para a formação de professores de ciências. Revista Dynamis, 2024. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/download/11787/6122/43687.Acesso em: 15 ago. 2024.

RIBEIRO, Dayane Negrão Carvalho; LUCIO, Elizabeth Orofino; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro. Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 163-179, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9904. Acesso em: 15 fev. 2024.

RITTER, Jaqueline, MALDANER, Otávio Aloísio. CTS na situação de estudo: desenvolvimento de currículo e formação de professores. Praxis & Saber, vol. 6, núm. 11, enero-junio, pp. 195-214, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4772/477247215009.pdf. Acesso em: 7 fev. 2024.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma revisão de estudos sobre abordagens CTS no ensino de ciências do Brasil. Revista Ensaio, 6(2), 11-33, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL#.Acesso em: 8 mar. 2024.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade no Brasil: Por um Novo Paradigma de Ensino-Aprendizagem em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(3), 701-718, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647. Acesso em: 16 mar. 2024.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação Científica Humanística em Uma Perspectiva Freireana: Resgatando a Função do Ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.1, p. 109-131, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426. Acesso em: 14 mar. 2024.

SANTOS, Beatriz Rosa Pinheiro; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. O mapeamento do conhecimento por meio da análise SWOT: estudo em uma organização pública de saúde. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 253–274, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/76910/0. Acesso em: 15 set. 2024.

SANTOS, Rosemar Ayres; AULER, Décio. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 2, p. 485–503, abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HnMjwkVyzZHyZ3jGLcr5HLz/. Acesso em: 1 mar. 2024.

SOARES, Franciela Arenhart; SELBACH, Ágatha Lottermann; PASSOS, Camila Greff. Unidade temática sobre limpeza no ensino de Química: um exemplo da perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 9, n. 8, p. e325985250, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/5250/4858/26759. Acesso em: 6 ago. 2024.

THIENGO, Lara Carlette; AVELAR Danila Graziele Silva; OLIVEIRA, Sarah Karoline Natalino; SANTOS, Francielle Luzia de Souza. A perspectiva freireana na formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão de literatura. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8047, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047. Acesso em: 1 jan. 2024.

TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro. CTS no currículo de cursos de licenciatura: ideias dos alunos sobre efeito estufa. Seminário Hispano Brasileiro - CTS, 2., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: UNICSUL, 2012. p. 231-242. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/388/326. Acesso em: 7 fev. 2024.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2016.

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

RIVELINI-SILVA, A. C. MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14894. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14894. Acesso em: 11 nov. 2024.