A LIBERDADE COMO CONDIÇÃO INDISSOCIÁVEL DO SER MAIS EM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.14732Palavras-chave:
Paulo Freire, Liberdade, Ser maisResumo
Esse artigo discute a questão da liberdade como condição indissociável do ser mais em Paulo Freire. A concepção de ser humano e de liberdade desse pensador se distancia de toda e qualquer visão reducionista e autoritária. Portanto, ela se vincula a uma proposta de educação humanizadora, que busca superar a contradição oprimido-opressor. Assim sendo, o processo de libertação de ambos se pauta no diálogo e na afirmação da palavra transformadora de homens e de mulheres em busca do ser mais. Numa concepção em que educar é humanizar, o sentido de liberdade precisa ser parte de uma dimensão ética e solidária, e não tomada apenas como um problema meramente teórico ou abstrato. À vista disso, ser livre é uma conquista a ser buscada por homens e mulheres enquanto sujeitos de suas próprias escolhas e decisões. Também, é em comunhão que os seres humanos experienciam a condição de ser e existir de forma verdadeiramente livre.
Referências
CASTRO, Josué de. Documentário do Nordeste. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1968.
CASTRO, Josué de. Geografia da fome: a fome no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: EMPRÊSA GRÁFICA “O CRUZEIRO”, 1948.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
FAUSTO, Boris. O Brasil republicano: sociedade e instituições (1889-1930), tomo III, volume 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – movimento de educação de base (1961/1966). Campinas: Autores Associados, 2006.
FIORI, Ernani Maria. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Paz e Terra, 1996a.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996b.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde Catarinas (Paraguaçu), Filipinas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os severinos. São Paulo: Cortez, 1993.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. A mensagem de Paulo Freire: teoria e prática da libertação. Textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. Porto: Nova Crítica, 1971.
FROMM, Erich. Ter ou ser? Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
GERHARDT, Heinz-Peter. Educação libertadora e globalização. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2008.
JORGE, J. Simões. Sem ódio nem violência: a perspectiva da libertação segundo Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
KADT, Emanuel de. Católicos radicais no Brasil. Brasília: UNESCO, MEC, 2007.
LACROIX, Jean. Marxismo, existencialismo, personalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
LINHARES, Célia. Memórias e narrações como leitura e releitura do mundo em Paulo Freire. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria de Nazaret (Orgs.). Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2003.
MARTINS, Annie. Teatro na prisão como educação libertadora: diálogos entre a pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a estética do oprimido de Augusto Boal. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 01–10, 2020. DOI: 10.29280/rappge.v5i1.7156. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7156. Acesso em: 16 nov. 2024.
PÉCAUT, Daniel. Intelectuais e a política no Brasil. São Paulo: Ática, 1990.
PINTO, Alvaro Vieira. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1956.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978.
ROMÃO, José Eustáquio. Contextualização – Paulo Freire e o pacto populista. In: SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores associados, 2019.
SERRES, Michel. Narrativas do humanismo. Tradução de Caio Meira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.