A LIBERDADE COMO CONDIÇÃO INDISSOCIÁVEL DO SER MAIS EM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.14732

Palavras-chave:

Paulo Freire, Liberdade, Ser mais

Resumo

Esse artigo discute a questão da liberdade como condição indissociável do ser mais em Paulo Freire. A concepção de ser humano e de liberdade desse pensador se distancia de toda e qualquer visão reducionista e autoritária. Portanto, ela se vincula a uma proposta de educação humanizadora, que busca superar a contradição oprimido-opressor. Assim sendo, o processo de libertação de ambos se pauta no diálogo e na afirmação da palavra transformadora de homens e de mulheres em busca do ser mais. Numa concepção em que educar é humanizar, o sentido de liberdade precisa ser parte de uma dimensão ética e solidária, e não tomada apenas como um problema meramente teórico ou abstrato. À vista disso, ser livre é uma conquista a ser buscada por homens e mulheres enquanto sujeitos de suas próprias escolhas e decisões. Também, é em comunhão que os seres humanos experienciam a condição de ser e existir de forma verdadeiramente livre.

Biografia do Autor

Geraldo Mateus de Sá, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (1992). Mestrado em Educação (Michel Serres) pela Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ (2017). Doutorado em Educação (Paulo Freire) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Goiás (2022) . Professor da Universidade do Estado do Pará - UEPA; Membro do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Linguagem e Expressão (NECCEL/UFSJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Social (GEPES/UEPA) e da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC/PA.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

MATEUS DE SÁ, G. . A LIBERDADE COMO CONDIÇÃO INDISSOCIÁVEL DO SER MAIS EM PAULO FREIRE. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–19, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.14732. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14732. Acesso em: 6 jan. 2025.