O DIAGNÓSTICO TARDIO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14341

Palavras-chave:

Autismo, Psicoterapia, Diagnóstico tardio

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que envolve principalmente déficits de interação social e comunicação. No entanto, atualmente se reconhece a heterogeneidade desse transtorno e como alguns indivíduos que na infância não apresentaram atraso no desenvolvimento cognitivo e/ou atraso no desenvolvimento da linguagem podem não serem diagnosticados. O diagnóstico de transtorno autístico ainda é complexo, fundamentalmente clínico e envolve uma equipe multidisciplinar. O objetivo desse estudo foi buscar compreender se o diagnóstico do transtorno do espectro autista na idade adulta (diagnóstico tardio) pode contribuir como um recurso terapêutico para os indivíduos que se encaixam nesse recorte.

Biografia do Autor

Sabrina Andrade Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Psicologia pela ULBRA - Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - GO (2015-2019). Pós-Graduada em Clinica Humanista Fenomenológica Existencial pelo Instituto Suassuna (2019-2021). Pós-Graduada em Psicologia do Trânsito e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UniAmérica (2021-2022). Pós-Graduada em Psicoterapia On-line pela Unyleya (2021-2022). Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior e em Gestão de Risco e Cybersegurança pela Faculdade Focus (2021-2022). Pós-Graduada em Gestão de Clínicas e Consultórios pela Unopar (2021-2022). Pós-Graduada em Sociologia pela Faculdade Focus (2022-2022). Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Faculdade Cenes (2022-2022). Com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. Mestrado em andamento em Processos Psicossociais em Saúde e Educação (UFU - 2022-2024). Psicóloga Clínica desde 2020.

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

É professora pública Federal desde 2011. Possui Licenciatura (1997) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP em Ciências, subárea Psicologia, área de concentração Fenomenologia (2001) e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2006) área de concentração Saúde Mental e Fenomenologia (2006). Trabalhou em clínica psicológica na vertente das abordagens Fenomenológicas-Existenciais como Existencial e Gestalt com atendimento a crianças, adolescente e adulto (1999-2011). Atuação em clínica de Acompanhamento Terapêutico (1999-2011). Atendimento em Ambulatório de Saúde Mental (2000 ? 2011) realizando atendimento à crianças, adolescentes e adultos. No Ensino Superior atuou como professora na Graduação em diversas Instituições de Ensino Público e Privado em cursos de Psicologia e outros e Pós-Graduação. Atualmente se dedica à docência na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Se dedica em pesquisas nas áreas de Psicologia Clínica, Gestalt, Fenomenologia, Saúde Mental, Tratamento e Prevenção Psicológica. Membro do Grupo de Pesquisa RECUID - REFLETIR PARA CUIDAR: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental e do LEPPS - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde. 

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

ROCHA, S. A.; FARINHA, M. G. . O DIAGNÓSTICO TARDIO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14341. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14341. Acesso em: 21 dez. 2024.