A metamorfose da escola: os saberes docentes e as novas formas de aprender
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i1.13432Palavras-chave:
Contemporaneidade e educação, Formação docente, TecnologiasResumo
O presente estudo tem base metodológica de revisão de literatura e análise quantitativa. Nosso objetivo consiste em descrever a formação docente da educação básica atrelada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ante a contemporaneidade social de educandos presentes na escola pública. O ato de ensinar, após o período pandêmico de Covid-19, mostra a necessidade de usar cada vez mais as tecnologias digitais na educação básica. Todavia, é preciso, por meio do sistema de ensino, dar condições de uso tecnológico aos educandos na escola, torna-se basilar, ainda, possibilitar condições e formações aos docentes frente a contextos sociais e tecnológicos e, assim, atender com mais objetividade às demandas sociais de discentes que adentram as escolas públicas.
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55. https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/piso-nacional-dos-professores-sobe-para-r-442055 .Acesso em: 20 mai de 2023.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOURDIEU, P. Os Usos Sociais Da Ciência: Por Uma Sociologia Clínica Do Campo Científico. São Paulo: Editora da Unesp.2004. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-Os-usos-sociais-da-ci%C3%AAncia.pdf .Acesso em :19 mai de 2023.
BOURDIEU, P.A. "Juventude" é Apenas Uma Palavra. Entrevista com Pierre Bourdieu. 1983. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/a-juventude-e-apenas-uma-palavra-bourdieu.pdf .Acesso em: 17 mai de 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf acesso em 17 mai de 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm .Acesso em: 17 mai de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/gov-br. Acesso em: 20 jun,2022.
DE LIMA, C. L.; RINSTON, A. M,. R. Saberes docentes e metodologias de ensino e tecnologias digitais: tempos de pandemia. Anais Educação em Foco: Ifsuldeminas, [S. l.], v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/345. Acesso em: 17 jun. 2023.
FERREIRA, A. R. Comunicação e Aprendizagem. São Paulo: Saraiva, 2014. E-book.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.
FREIRE, P. Educação Como Prática da Liberdade. Edição 44. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FRIGOTTO, G. Pandemia, Mercantilização da Educação e Resistências Populares. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.636-652, abr. 2021.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação / Bernardete Angelina Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Patrícia Cristina Albieri de Almeida. – Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 17 mai de 2023.
GATTI, B.A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/FORMACAO_DE_PROFESSORES_COMPLEXIDADE_E_TRABALHO_DO.pdf .Acesso em: 18 mai de 2023.
HASSMANN, H. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. In. Ciência da Informação, v. 29, n.2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/ShzKdLbqJDPfssvSw9xWPrw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mai de 2023.
MARTINS, T. M. A metamorfose do modo de ser e de estar no mundo atual e as reais mudanças na sala de aula presencial. Revista Educação On-line PUC-Rio nº 12, p. 150-166. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/rev_edu_online.php?strSecao=input0. Acesso em: 15 de mai de 2023.
LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Artigo apresentado no seminário “Sentidos e Processos” dentro da mostra “Cinético Digital”, no Centro Itaú Cultural, São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf>. Acesso em: 17 maio de 2023.
MAFFESOLI, M. Tribalismo pós-moderno: Da identidade às identificações. Ciências Sociais Unisinos. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/solutions,+5652-Texto+do+Artigo-17609-1-10-20131003.pdf. Acesso em: 15 mai de 2023.
NÓVOA, A. Escolas e Professores Proteger, Transformar, Valorizar. Com a colaboração de Yara Alvim.Salvador, Bahia, 2022.
NÓVOA, A. A educação em tempos de pandemia (Covid-19/Coronavírus). Transmissão on-line - Youtube. 2020. Disponível em: (1349) Conversa com Antônio Nóvoa - A Educação em tempos de pandemia (Covid-19 / Coronavírus), 06/04/2020. – YouTube. Acesso em: 10 de mai. 2023.
LEVY, P. Cibercultura. Editora 34, 2010. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 13 mai, 2023.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. n.13. jan/fev/mar. 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 5. reimpr. 2019. Petrópolis: Vozes, 2014.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 303 p.
YANNOULAS, S. C. Feminização ou feminilização?: apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, v. 11, n. 22, p. 271-292, 2011. Disponível em:
https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/1368 . Acesso em: 12 jan, 2023.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013. 134 p. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.