O aprisionamento da razão

uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil

Autores

  • Pedro Rafael Costa Silva Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Stephanie Barros de Araújo Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Ivo Batista Conde Universidade Estadual do Ceará-UECE

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11824

Palavras-chave:

IDORT. Educação profissional. Capitalismo brasileiro.

Resumo

A educação profissional é um fenômeno amplamente debatido na contemporaneidade. O objetivo do presente trabalho foi analisar os fundamentos ontológicos de sua gênese no Brasil enquanto proposta madura de formação de consciências – especialmente no seio da classe trabalhadora – tendo como foco as décadas de 1930 e 1940. Posto isto, o artigo se dedica a estudar os primeiros anos de atuação do Instituto de Desenvolvimento e Organização Racional do Trabalho (IDORT), absorvendo-o como importante célula de propagação da racionalidade burguesa no campo educacional. Salientamos que o trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como suporte metodológico o materialismo histórico-dialético. Como elemento conclusivo, afirmamos que o IDORT se constituiu como um marco para a assimilação de padrões de organização do trabalho do século XX como o taylorismo, contribuindo diretamente para a maturação da educação profissional como protótipo conteudístico e conceitual de soerguimento do capitalismo brasileiro moderno. Por fim, afirmamos ser essa uma experiência relevante da relação entre trabalho e educação, pois demonstra que o desenvolvimento das forças produtivas exigiu uma plataforma ideológica compatível a sua objetivação. Nesse aspecto, a educação profissional no Brasil ajudou a erigir caminhos formativos para a sedimentação de relações sociais essencialmente fundadas na lógica bancária, em que a produtividade é tomada como pedra angular.

Biografia do Autor

Pedro Rafael Costa Silva, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutorando em Educação pela Universidade estadual do Ceará - UECE. Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fortaleza- CE.

Stephanie Barros de Araújo, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) . Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha Marxismo e Formação do Educador sob orientação da Professora Dra Maria das Dores Mendes Segundo e coorientação da Professora Dra Helena de Araújo Freres. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2013).  Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará, junto ao grupo Trabalho, Educação e Luta de Classes e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente, atua como Professora da Educação Básica do município de Fortaeza e participa do conselho editorial da Revista Arma da Crítica (PPGE-UFC).

Ivo Batista Conde, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2006), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008), mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência na Educação Básica e Ensino Superior (GDESB/CNPq - UECE).Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, educação à distância, informática educativa, ensino de ciências e estágio supervisionado. Fortaleza- CE.

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta Martines. Institucionalizar Ciência e Tecnologia: em torno da fundação do Idort. São Paulo (1918 – 1931). In: Revista Brasileira de História. São Paulo. V. 7, nº 14. 1987.

BATISTA, Eraldo Leme. Trabalho e educação profissional nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil: análise do pensamento e das ações da burguesia industrial a partir do IDORT. 1. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. (Coleção Memória da Educação).

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. Trabalho, educação e hegemonia nos anos 1930 e 1940 no Brasil – análise a partir do IDORT. Revista HISTEDBR On-line, [s. l.], v. 10, n. 38e, p. 114–130, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639754. Acesso em: 22 jan. 2023.

CORREIA, T. de B. ALMEIDA, C. C. O. de. Habitação econômica no Brasil: o IDORT e sua Revista (1932 – 1960). In: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2013.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social II; tradução Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. – São Paulo: Boitempo, 2013.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: Dialética da Dependência/ uma ontologia da obra de Ruy Mauro Marini; organização e apresentação de Emir Sader – Petrópolis, RJ Vozes; Buenos Aires CLACSO, 2000.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política /Karl Marx; supervisão editorial de Mario Duayer: Tradução Mario Duayer, Nélio Schneider (colaboração de Alica Helga Werner e Rudiger Hoffman). – São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.

MARX, Karl.O Capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. – São Paulo: Boitempo. 2013.

MORAES, José Damiro de. Noemy Rudolfer e a organização da escola e do mundo do trabalho nos anos 1920 e 1930. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 38, p. 485–497, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ep/a/YN8kNRgG8YTtvbybbVsZH4G/?lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2023.

PEREIRA, George Amaral. A educação profissional e o ensino médio no Brasil: meandros, contradições e descaminhos da proposta de integração no Ceará. 2020. - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193446. Acesso em: 22 jan. 2023.

SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. Educação e Profissionalização Profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. São Paulo. Instituto Lukács. 2017.

AMORIM, G. Profissionalização e escola capitalista: formação para a adaptação. In: Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 1 / José Deribaldo Gomes dos Santos, Domingos Leite Lima Filho, Henrique Tahan Novaes (organizadores). – Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

TONET, Ivo. Educação e Formação Humana. Ideação (Cascavel). v.8, p. 9-22, 2006.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: Regis Barbosa; Karen Elsabe Barbosa. 4. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, P. R. C., Barros de Araújo, S., & Conde, I. B. (2023). O aprisionamento da razão: uma análise da participação do IDORT no desenvolvimento da educação profissional no Brasil. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 7(01), 1–17. https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11824