Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil

o ensino domiciliar em questão

Autores

  • Lisana Cordeiro da Silva Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Thais Godoi de Souza Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10628

Resumo

A presente investigação visou compreender a conjuntura da política educacional no âmbito da Educação Básica, a partir do contexto da crise pandêmica instaurada no Brasil com a chegada do coronavírus (SARs-CoV-2), causador da doença respiratória Covid-19. No âmbito educacional, as medidas econômicas em meio ao cenário de crise política recente no país, desde a eleição do atual governo federal (2019-2022), desencadearam mudanças educacionais conturbadas. A partir do isolamento social, da suspensão das aulas e do calendário letivo em escolas públicas e privadas no país, diversas alterações no financiamento educacional e na prática pedagógica ocorreram. Para se desenvolver a investigação, adotaram-se as pesquisas exploratória, bibliográfica e documental. Os resultados constatados demonstraram uma postura agressiva e hostil do governo federal, no tocante à contenção da Covid-19 no país, e, no âmbito da educação, um avanço de políticas de sucateamento das instituições públicas de ensino e processamento de medidas privatizantes na educação básica, como a educação domiciliar/homeschooling.

Biografia do Autor

Lisana Cordeiro da Silva, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduanda no curso de Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá- Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV). Bolsista de Iniciação Científica financiado pelo CNPQ. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq).

Thais Godoi de Souza, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNpq) e do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente PCA/UEM. Professora Adjunta do curso de Educação Física na UEM-Campus Regional Vale do Ivaí (CRV).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM). Pós-Doutorado em Educação pela UFPR, com estágio pós Doutoral na Universidad de Salamanca, na Espanha. Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM, Linha de Pesquisa História da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

CORDEIRO DA SILVA, L.; GODOI DE SOUZA, T.; ALVES DA SILVA MOREIRA, J. Políticas educacionais na pandemia da covid-19 no Brasil: o ensino domiciliar em questão. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 01–23, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.10628. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10628. Acesso em: 22 dez. 2024.