A VOZ POÉTICA FEMININA DE VERA DUARTE: A PAIXÃODA MULHER EM DESEJOS

Autores

  • Everton Vasconcelos Pinheiro Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a representação da mulher na poesia cabo-verdiana através do poema Desejos de Vera Duarte, de seu segundo livro, O Arquipélago da Paixão. Para apoiar os comentários tecidos, faz-se a biobibliografia da poetisa, a explanaçãoda imagem da mulher de Cabo Verde no âmbito sociocultural, a citação deuma resenha sobre o livro objeto da discussão, e por fim, realiza-se a análise sociológica do poema selecionado com enfoque na temática feminina. Este artigo visa refletir, a partir do poema de Vera Duarte, sobre o papel e lugar da mulher na sociedade cabo-verdiana por meio da perspectiva sociocultural.

Biografia do Autor

Everton Vasconcelos Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduando em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP.

Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Prof.ª Dr.ª pela PUC-RJ, adjunta no Departamento de Língua e Literatura Portuguesa – DLLP, no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP.

Downloads

Como Citar

Pinheiro, E. V., & Oliveira, R. do P. S. B. de. (2015). A VOZ POÉTICA FEMININA DE VERA DUARTE: A PAIXÃODA MULHER EM DESEJOS. Revista Decifrar, 3(5), 55. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1077

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>