A CORPOREIDADE DO POEMA EM LUIZA NETO JORGE: UM ELO ENTRE O CORPO ESCRITO DA PALAVRA E O CORPO EXPOSTO DO SER

Autores

  • Carolina Alves Ferreira de Abreu Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Neste trabalho propõe-se fazer um estudo direcionado à abordagem do corpo erótico na poesia da portuguesa Luiza Neto Jorge, no livro Corpo Insurrecto e Outros Poemas, organizado por Floriano Martins, ressaltando a relação do corpo do poema com o corpo condicionado social e historicamente. Neste caso, o poema é considerado como um sujeito feminino marcado pelo tempo e espaço e que dialoga tensamente com os outros. Para isso, utiliza-se como fundamentação teórica as ideias de Georges Bataille no livro O Erotismo, bem como as de Octavio Paz, no livro A Dupla Chama, os quais discutem a relação do sujeito com o mundo baseada na erotização da linguagem. Complementa-se a base teórica com as ideias de Roland Barthes, no livro Aula, que discorre sobre as relações da linguagem como um ato de despoder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Alves Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Aluna graduanda do sétimo período de Letras – Língua e Literatura Portuguesa; Discente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Orientadora do Projeto intitulado “O Corpo Ideológico do Poema: Um Recinto de Luta em Luiza Neto Jorge”; Professora Dr.ª de Literaturas em Língua Portuguesa do DLLP e do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFAM.

Downloads

Como Citar

ABREU, C. A. F. de; OLIVEIRA, R. do P. S. B. de. A CORPOREIDADE DO POEMA EM LUIZA NETO JORGE: UM ELO ENTRE O CORPO ESCRITO DA PALAVRA E O CORPO EXPOSTO DO SER. Revista Decifrar, Manaus, v. 2, n. 3, p. 163, 2014. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1045. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>