FARIAS DE CARVALHO: O OLHAR DO POETA DIANTE DA FATALIDADE DO MUNDO MODERNO

Autores

  • Carolina Alves Ferreira de Abreu Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Neste artigo, objetivamos fazer um estudo direcionado às únicas obras Pássaro de Cinza e Cartilha do Bem Sofrer com Lições de Bem Amar, do poeta Farias de Carvalho, de 1957 e 1965, respectivamente. Esta proposta tem como finalidade dialogar as duas obras, nas quais se aborda o ponto de vista das imagens positivas da infância em contraponto com as imagens angustiantes do presente, na primeira; na segunda, o aspecto engajado e político, direcionada à literatura social, sem abandonar os fundamentos subjetivos. Outro ponto fundamental é a realidade da constituição moderna e da crise com que esta motiva o olhar da criação do poeta. Empregamos como representação teórica as ideias de Theodor Adorno em Palestra sobre Lírica e Sociedade e alguns estudos literários a respeito do poeta. O trabalho apresenta, ainda, o resultado parcial no Projeto Fio de Linho da Palavra, vinculado ao GEPELIP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa, credenciado no Diretório de Pesquisa do CNPq, na Universidade Federal do Amazonas.

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Como Citar

Abreu, C. A. F. de, & Oliveira, R. do P. S. B. de. (2015). FARIAS DE CARVALHO: O OLHAR DO POETA DIANTE DA FATALIDADE DO MUNDO MODERNO. Revista Decifrar, 2(4), 199. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1069

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)

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