A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO AMAZONAS: O IFAM, A IDENTIDADE NACIONAL E SEUS DESAFIOS FRENTE À NOÇÕES DE SEGREGAÇÃO E HOMOGENEIZAÇÃO
Resumo
Este ensaio descreve o processo de constituição do Instituto Federal do Amazonas – IFAM e apresenta algumas interpretações sobre a sociedade brasileira, ideias seminais que vão da segunda metade do século XIX à primeira do século XX, em diálogo com os projetos políticos de construção de uma identidade nacional marcada por princípios e processos segregacionais, sendo a região Amazônia o campo privilegiado desse desafio do Estado brasileiro. Neste sentido, este artigo descreve os processos fundacionais e de desenvolvimento e expansão do IFAM no Estado, aponta para seus desafios socioeducacionais e postula a possibilidade de que ao se considerar a Amazônia, o mesmo represente um elemento contemporâneo de construção de nacionalidade por meio da educação tecnológica. Inequivocamente, o Instituto representa uma política salutar para o Amazonas, entretanto o texto desenvolve algumas críticas, como a noção homogeneizadora que tem representado o IFAM para o Amazonas.