E se volta à “normalidade”: aglomeração e governamentalidade da pandemia em Barcelona

Autores

  • Rosana Carvalho Paiva

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.6.2-10

Palavras-chave:

Pandemia, Governamentalidade, Aglomeração, Espaço Público

Resumo

Este conjunto de fotos recolhe um retrato da rua, com um olhar sobre festa, mobilidade urbana e manifestação política em zonas centrais da cidade de Barcelona, Espanha. O contexto é uma cidade na sua volta a aglomerar-se quatro meses depois do fim do segundo estado de alarma vinculado à pandemia pela Covid-19 e que perdurou de outubro de 2020 a maio de 2021. As fotos foram retiradas entre o final do verão e início do outono de 2021. A governamentalidade da pandemia se materializa na ambiguidade entre a imposição de algumas restrições sanitárias, coadunada com a derrubada de outras restrições de modo vinculado à orientação econômica. Esta ambiguidade também adquire materialidade cotidiana na regulamentação da ocupação do espaço público, com normas paradoxais convivendo a ritualidade prática de obediência relativa e aumento das aglomerações.

Biografia do Autor

Rosana Carvalho Paiva

Pesquisadora do Centro de Estudos Globais - Universidade Aberta de Lisboa. Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/UFAM e mestre em Antropologia pelo PPGA/UFBA.

Referências

Andrés, Gonzalo García; Baquero, Andreu García . El golpe al turismo y la recuperación de la economía española. Cuadernos de Información Económica. 377, 2021.

Foucault, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Riquelme, Sergio Fernández. Historia interminable de la crisis del Coronavirus en España: entre olas y vacunas. Revista hispanoamericana de Historia de las Ideas. N. 51, 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-20