Relato de experiência sobre as visitas aos territórios de Manaus (AM) pela Missão para Água e Saneamento da Habitat Brasil
Palabras clave:
Água, saneamento, infraestruturas, ManausResumen
Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre minha participação na missão pelo direito à água e saneamento realizada pela organização Habitat Brasil em territórios de Manaus. No dia 03 de junho de 2024, percorremos 5 territórios - Puraquequara, Colônia Antônio Aleixo, Santa Etelvina, Parque das Tribos e Beco Macapá - para fazer observações in loco e escuta de comunitários sobre violações de direitos envolvendo acesso à água. O resultado dessa atividade consistirá em um relatório e em um conjunto de encaminhamentos às autoridades públicas e à empresa concessionária dos serviços de água e esgoto em Manaus. Na ocasião, representei o Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (CoLar), tendo em vista a incidência política e impacto social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM em atividades junto à organizações da sociedade civil organizada e movimentos sociais que pensam o direito à cidade e políticas públicas envolvendo a água em Manaus. O relato de experiência também teve como objetivo subsidiar o referido relatório, bem como mapear redes e relações para realização de pesquisas futuras.
Descargas
Citas
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. Rio de Janeiro, COSAC e Naify, 2003.
LARKIN, Brian. Políticas e poéticas da Infraestrutura. Anthropológicas, 31 (2): 28-60, 2020
PIEROBON, Camila; FERNANDES, Camila. Cuidar do outro, cuidar da água: gênero e raça na produção da cidade. Estudos Avançados, 37, (107): 25-44, 2023.
SIMONE, Abdoumaliq. People as Infrastructure: Intersecting Fragments in Johannesburg. Public Culture, v.16, n.3, p.407-19, 2004.