Cosmopolítica do brilho: seguindo a arte indígena contemporânea no contexto da pandemia do coronavírus (Covid-19)

Authors

  • Alberto Luiz de Andrade Neto UFSC
  • Juliana Mesquita Zikan França PPGMS/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.6.2-6

Abstract

This article follows the installation "ENTIDADES" (2020-) by Jaider Esbell, the video letter n.1 "Nhemongueta Kunhã Mbaraete" (2020) by Graciela Guarani and projections of drawings by Joseca Yanomami "O sopro dos xapiri" (2020) with the objective of raising reflections that bring these artistic productions and their questions to the discussions about the Covid-19 epidemic in Brazil. And, also, we seek to outline some aspects of this indigenous cosmopolitics that has been forged from the brilliance in order to try to project horizons for the future.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alberto Luiz de Andrade Neto, UFSC

Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista de Doutorado do CNPq. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: alberto_andrade_neto@hotmail.com  

Juliana Mesquita Zikan França, PPGMS/UNIRIO

Doutoranda em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE). Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: juliana.zikan@gmail.com

References

ANDRADE NETO, Alberto Luiz de. Andança cambaleante: cosmopolítica do brilho. In: Anais da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia Saberes insubmissos: diferenças e direitos, 2020, Rio de Janeiro (evento on-line), 2020a.

ANDRADE NETO, Alberto Luiz de. Como amarrar o céu com firmeza? Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, v. 5, pp. 135-150, 2020b.

ANDRADE NETO, Alberto Luiz de; SOUSA, Alexsander Brandão Carvalho de. Sandra Benites [verbete]. In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, 2021.

ARTICULAÇÃO DOS Povos Indígenas do Brasil. Acampamento Terra Livre. 2021. Disponível em: <https://apiboficial.org/atl2021/>. Acesso em: 03 ago. 2021.

BENITES, Sandra. Entrevista com Sandra Benites. In: OBRIST, Hans Ulrich. Hans Ulrich Obrist: entrevistas brasileiras, vol. 2. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, pp. 269-280, 2020a.

BENITES, Sandra. Piração. In: Corpos que falam: um lugar para as vozes de estudantes de pós-graduação em quarentena [on-line]. Museu Nacional: Rio de Janeiro, 2020b. Disponível em: <https://corposquefalam.weebly.com/escritas/piracao-sandra-benites-ppgasmnufrj>. Acesso em: 23 fev. 2022.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ESBELL, Jaider. Memória e cultura Makuxi [E-book]. Por Jaider Esbell; Simone Oliveira, Verli Petri (orgs.). Santa Maria, RS: Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, 2014.

ESBELL, Jaider. Makunaima, meu avô em mim! Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, jan./jul., pp. 11-39, 2018. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/85241>. Acesso em: 23 fev. 2022.

ESBELL, Jaider. Entidades. Escultura inflável, formada por duas cobras de 17 m de comprimento e 1,5 m de diâmetro cada, instaladas no Viaduto Santa Tereza. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <https://cura.art/index.php/portfolio/jaideresbell/>. Acesso em: 21 fev. 2022.

ESBELL, Jaider. Entidades. [Vídeo do processo de instalação da obra]. CURA, Circuito Urbano de Arte, 1 out. 2020. Disponível em: <https://youtu.be/Doc3UXn70M4>. Acesso em: 23 jun. 2021.

ESBELL, Jaider. [Entrevista ao canal Arte1, sobre a obra Entidades], 23 out. 2020. Disponível em: <https://youtu.be/6nGKE98ldzE>. Acesso em: 13 jul. 2021.

FÓRUM DE Lideranças Yanomami e Ye’kwana e Instituto Socioambiental. O sopro dos xapiri [Xapiri Pë Në Mari]. [Intervenção urbana: animação em três canais projetada no Palácio do Congresso Nacional, Brasília]. Desenhos: Joseca Yanomani. Frases: Davi Kopenawa Yanomani, 7 dez. 2020. 1:39 min. Youtube. Disponível em: <https://youtu.be/_b-Itr31QwY>. Acesso em: 03 jun. 2021.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015[2010].

LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2009.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020a.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b[2019].

NHEMONGUETA KUNHÃ Mbaraete. Conversas n. 1. Direção: Michele Kaiowá, Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro. Instituto Moreira Salles, Programa “Convida”. Vídeo-cartas, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X7RLf1-TaRo&feature=emb_title>. Acesso em: 20 jun. 2021.

PEREIRA, Rosilene Fonseca; ANDRADE NETO, Alberto Luiz de. Os pássaros dos sonhos. Revista ClimaCom, Universidade Estadual de Campinas, v. 7, n. 19, [s.p.], 2020. Disponível em: <http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/os-passaros-dos-sonhos/>. Acesso em: 23 fev. 2022.

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 69, pp. 442-464, 2018[2007].

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. Revista Cadernos de Campo, v. 15, n. 14-15, pp. 319-333, 2006. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50120>. Acesso em: 23 fev. 2022.

Published

2022-07-20

Issue

Section

Dossiê Temático Memórias Sensíveis, Contramemórias e Patrimônios Incômodos