CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO MEMÓRIAS SENSÍVEIS, CONTRAMEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS INCÔMODOS: POLÍTICAS E NARRATIVAS
O conceito de patrimônio histórico e cultural de matriz eurocêntrica frequentemente reitera narrativas conciliatórias a respeito do que é digno de ser lembrado. Via de regra, tais narrativas reafirmam o lugar da branquitude como locus principal de construção de memória e da identidade nacional nos países colonizados. Em contraposição a esse cenário, situações traumáticas, incômodas, marginais e historicamente apartadas da memória coletiva têm sido cada vez mais levadas a público. As intervenções sobre monumentos, a construção de memoriais, a elaboração de antimonumentos e ações de contramemória, a releitura/reconfiguração de exposições e acervos por agentes historicamente retratados de forma estereotipada e outras iniciativas correlatas mobilizam um amplo leque de questões: quem diz o que deve ser lembrado, como e por quem? Quais as estratégias de contestação de narrativas supostamente estabelecidas, frequentemente povoadas por personagens brancos, fardados e masculinos?
Neste dossiê gostaríamos de receber trabalhos constituídos a partir de reflexões tais como: quais são os objetos, corpos e gestos performados em estratégias de contestação de narrativas patrimoniais hegemônicas? Como a interpelação mútua entre a rua e a arte movimenta processos de luta pela descolonização do espaço urbano? Como iniciativas de ativismos diversos agenciam a memória em seus repertórios de mobilização? Quais concepções de tempo estão em jogo nessa mobilização?
Organizadoras:
Jaqueline de Oliveira e Silva- FAE/UFMG
Lilian Alves Gomes – PPGSP/IUPERJ/ UCAM
Patrícia Lânes – PPGHA/ UERJ
Sobre as organizadoras:
Jaqueline Silva - Graduada e licenciada em Ciências Sociais (UFMG -2010), Mestre em Antropologia (UFPE 2014) e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia (UFMG-2021), com doutorado sanduíche pela Universidade do Lúrio, em Moçambique. Trabalha como consultora, professora, pesquisadora e curadora nas áreas de patrimônio cultural imaterial e povos e comunidades tradicionais, privilegiando ações de curadoria e condução compartilhada. Tem experiência nas áreas de impacto ambiental, ações afirmativas, patrimônio cultural africano e afrodiaspórico. Foi coordenadora do setor de Patrimônio Imaterial da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e analista de patrimônio cultural no Polo Sociocultural Sesc Paraty. Além disso, já trabalhou como consultora em projetos para o Ministério Público Federal, pela Fundação Getúlio Vargas, para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, para Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, regional Pernambuco (IPHAN-PE). Atualmente, é líder de projetos na área de povos e comunidades tradicionais e relacionamento com comunidades. Foi professora Assistente Substituta do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG (2016) e atualmente é Professora Substituta da Faculdade de Educação da mesma universidade. http://lattes.cnpq.br/7305502641561694
Lilian Alves Gomes - Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGAS/MN/UFRJ, onde também obteve o mestrado. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio (bolsa doutorado sanduíche) na École Pratique des Hautes Études, em Paris, França. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ/UCAM. Atua como pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudos sobre Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural, vinculado ao Núcleo de Documentação, História e Memória - NUMEM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO; no Grupo de Estudo e Pesquisa em Museologia e Interdisciplinaridade - GEMINTER, ligado à Universidade Federal de Goiás e no MARES - Religião, arte, materialidade, espaço público: grupo de antropologia, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em antropologia dos objetos, da arte e da religião; memória e teoria social; antropologia urbana e patrimônio cultural. É avaliadora da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. http://lattes.cnpq.br/6213936911149252
Patrícia Lânes - Graduada em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ, 2000). Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/ IFCS/ UFRJ, 2006). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/ UFF, 2017), tendo sido bolsista Capes entre os anos de 2012 e 2016. Realizou estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/PARIS) e École Normale Supérieure (ENS/PARIS) através de convênio Capes/COFECUB (2014). Possui especialização em Sociologia Urbana pela UERJ (2002). Entre 1998 e 2012 foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) tendo atuado em pesquisas, projetos sociais, fóruns, conselhos e atividades de formação sobretudo nas temáticas de juventude, favela e participação. Entre 2018 e 2023, foi pesquisadora de pós-doutorado com bolsa PNPD/Capes no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS/UERJ). Atualmente, é bolsista de pós-doutorado Capes/ Faperj no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA/ UERJ) com o projeto "Cidade, arte e memória: conflitos raciais e poéticas urbanas". Desde 2019, faz parte do corpo docente da Especialização em Sociologia Urbana da UERJ. Integra os grupos de pesquisa DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços e CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana. É filiada à Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Sua produção concentra-se nos temas movimentos sociais urbanos; favela; memória; arte urbana e cidade a partir de perspectiva interseccional com ênfase no debate sobre relações raciais. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4545452495802793
Submissão de originais: de 15/07/2024 a 30/11/2024