Cosmopolítica do brilho: seguindo a arte indígena contemporânea no contexto da pandemia do coronavírus (Covid-19)

Autores

  • Alberto Luiz de Andrade Neto UFSC
  • Juliana Mesquita Zikan França PPGMS/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.6.2-6

Resumo

Este artigo segue a instalação "ENTIDADES" (2020-) de Jaider Esbell, a vídeo-carta n.1 "Nhemongueta Kunhã Mbaraete" (2020) de Graciela Guarani e as projeções dos desenhos de Joseca Yanomami "O sopro dos xapiri" (2020) com o objetivo de levantar reflexões que trazem essas produções artísticas e seus questionamentos para as discussões sobre a epidemia de Covid-19 no Brasil. E, também, buscamos esboçar alguns aspectos dessa cosmopolítica indígena que tem se forjado a partir do brilho para tentarmos projetar horizontes de futuro.

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Biografia do Autor

Alberto Luiz de Andrade Neto, UFSC

Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista de Doutorado do CNPq. Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: alberto_andrade_neto@hotmail.com  

Juliana Mesquita Zikan França, PPGMS/UNIRIO

Doutoranda em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO). Mestra em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE). Bacharela em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: juliana.zikan@gmail.com

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Publicado

2022-07-20

Edição

Seção

Dossiê Temático Memórias Sensíveis, Contramemórias e Patrimônios Incômodos