Povos ameríndios na Amazônia e memórias da resistências à medicalização e judicialização da vida

Autores

  • Walison Almeida Dias Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Manoel Ribeiro de Moraes Junior Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Amazônia, Povos originários, Medicalização e Religiosidade, Judicialização da vida

Resumo

Este artigo trata de uma reflexão das práticas de cura, medicalização e judicialização de povos originários na Amazônia, o que incluem, em certa medida, a conservação de suas plantas, animais e minerais de interesse vital do ponto de vista cultural, étnico e médico. Identifica-se que, em vista dessa necessidade, o arcabouço jurídico e normativo consolidado para resguardar os interesses e as formas de vida das populações originárias são insuficientes, e até inexistes, frente as violações de direitos humanos sofridas por essas comunidades no interior da Amazônia. Metodologicamente, este estudo considera uma análise dos materiais bibliográficos já elaborados (Gil, 2000) acerca da temática. Trata-se de uma reflexão das diversas posições do problema, permitindo uma cobertura básica do fenômeno a partir da perspectiva bibliográfica. Os resultados do artigo apontam para uma resistência dos modos de vida ameríndia frente a uma crescente política de “desenvolvimento” que desconsidera os coletivos humanos que habitam na Amazônia. Conclui-se que a resistência dos povos indígenas contra a medicalização e judicialização de suas vidas é uma batalha crucial, não apenas pela preservação de suas culturas e territórios, mas também pela defesa da diversidade biocultural e pelos direitos humanos, sendo fundamental o reconhecidos de suas práticas tradicionais e do direito à autodeterminação.

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Biografia do Autor

Walison Almeida Dias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFAEL/GO; Mestrado em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na Universidade do Estado do Pará, na área de concentração de Religião, Cultura e Sociedade (PPGCR/UEPA); Está em fase de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGP-IFCH/UFPA); Especialista em Teologia e Cultura pela Faculdade Venda Nova da Imigrante (FAVENI/ES) e em Metodologia do Trabalho Científico pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (FTP/TO); É autor e colaborador do Projeto de Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR/ONU) da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (CRI/OAB-PA); É certificado como Especialista em Educação Inovadora da Microsoft pelo programa Microsoft Innovatire Educator Expert (MIEE 2023/2024); Desenvolve atividades de pesquisa no laboratório de Religiões, Ambientes, Culturas e Etnias na Amazônia (CNPq), vinculado ao PPGCR-UEPA e no Laboratório Transversalizando (PPGP/IFCH-UFPA). Atualmente é Professor na Graduação de Psicologia e Coordenador do Núcleo de Extensão Universitária da União Educacional do Norte do Pará (UNINORTE/TUCURUÍ).

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Publicado

2024-12-15