Políticas Públicas para a Educação Intercultural de Roraima: um Estudo sobre as Mediações Necessárias
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.5727Palavras-chave:
Políticas públicas, Globalização, Educação intercultural, Escola, ProfessorResumo
O artigo discute sobre a implementação de políticas públicas no Estado de Roraima na perspectiva da educação intercultural, tanto em relação a sua formação social quanto frente à maciça imigração de estrangeiros e migração indígena. Tem como objetivo a compreensão da criação de políticas para a inclusão dos grupos socioculturais que estão inseridos no espaço escolar de Roraima. O movimento migratório é um aspecto presente na globalização, levado por vários fatores, sejam econômicos, políticos ou sociais. Esta pesquisa é documental e bibliográfica e, tem como aporte os estudos de Boaventura (2006) e Carnoy (2003), entre outros, que tratam dos direitos humanos para uma educação intercultural. Políticas públicas precisam ser implantadas, afim de que seja ofertado um ensino que contribua para a prática pedagógica libertadora. Portanto, o desafio é conceber projetos coletivos que preservem e garantam o direito, reconhecendo as diferenças e culturas dos alunos, um desafio para a educação Roraimense.
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