The profile of the manager of conservation units of the State of Amazonas

Authors

  • Rosana Martiniano Sahdo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Gil Vieira Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Jurandir Moura Dutra Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.8784

Keywords:

Gestor Ambiental. Gestão por Competência. Gestão Socioambiental. Perfil do Gestor de Unidades de Conservação

Abstract

Conservation units are complex it requires competency management to struggle the challenges more efficiently. When the public sector needs to hire, the managing body should capture in the market qualified professionals with an appropriate profile to assume the position. But, which profile should be appropriated and how to identify them? In this case, it is essential to associate results-oriented strategic management with well-defined objectives and goals. This paper presents an approach on the mapping of knowledge, skills, and attitudes of work activities and suggests the design of position to assist in the selection of the manager of Conservation Units of the Amazonas State System, Brazil. The study performed a descriptive analysis using the case study method proposed by Yin (2015). In this case, data collection techniques are obtained by semi-structured interviews and questionnaires sent by e-mail to obtain a qualitative and quantitative analysis. The study evidenced a team composed mostly of young managers, aged between 20 and 40 years. The academic background is multidisciplinary for 47% of them and their experience in the position varies from 2 to 10 years. The results indicate that the manager needs to have solid knowledge about financial management, strategic and operational planning and a high degree of interpersonal relationship. Thus, it is concluded that the manager should be a multidisciplinary professional; with technical and interpersonal skills capable of stimulating ethical attitudes compatible with the spirit of leadership and negotiation in a diverse environment and subject to social and environmental conflicts.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social. 2015. Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 14 profissionais para atuar como monitor ambiental no projeto: Gasoduto Coari-Manaus, que será executado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. (Edital Nº019/2015 - Projeto Gasoduto Coari – Manaus). Recuperado em 22 de março de 2017 de www.aades.am.gov.br/.../aades-abre-inscricoes-para-processo-seletivo-simplificado-ga.

Alves, R. G., Rezende, J. L. P., Borges, L. A. C., Fontes, M. A. L., & Alves, L. W. R. 2011. Perfil e percepção dos chefes de unidade de conservação do sistema estadual de áreas protegidas em Minas Gerais. Soc. Nat. (Online) Vol. 23, n.2, Uberlândia. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132011000200016>. Acesso: 10 set. 2017.

Araújo Júnior, J. A., & Martins, I. 2014. Gestão Por Competências na Administração Pública: Uma Análise Bibliométrica a partir do Decreto Lei 5.707/2006. Revista Gestão. Org. - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Vol. 12, n. 2 pp. 153-162. ISSN 1679-1827. Recuperado em 29 de abril de 2017 de http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg>.

Araújo, M. A. R., Cabral, R. F. B., & Marques, C. P. 2012. A gestão de Resultado para Unidades de Conservação. NEXUCS (Org.) Unidade de Conservação no Brasil: o caminho da gestão para resultados. São Carlos: Ed. RIMA p. 213-238.

Bergue, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 2007. 2ª ed. rev. e atual. Caxias do Sul: Educs.

Bitencourt, C. C. 2001. A gestão de competências gerenciais: A contribuição da aprendizagem organizacional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio grande do Sul. Escola de administração. Programa de Pós Graduação em Administração, Porto Alegre.

Boente, A., & Braga, G. 2004. Metodologia Científica Contemporânea: para Universitários e Pesquisadores. Rio de Janeiro: Editora Brasport.

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. 2005. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competência. Revista do Serviço Público, Brasília, Vol. 56, n.2, 2005. pp.179-194.

Castro, E. A. B., & Campos, E. M. S. 2003. Uma Discussão sobre as Competências e Habilidades de Gestores no Âmbito do Sistema Público de Saúde. Revista APS, Vol.6, n.2, 2003. pp.94-98.

Carvalho, A. I., Vieira, A. S., Bruno, F., Motta, J. I. J., Baroni, M., Macdowell, M. C., Salgado, R., & Côrtes, S. C. 2009. Escola de Governo e Gestão por Competências: Mesa Redonda de Pesquisa e Ação. Brasília: ENAP

Coe, R. 2012. The nature of educational research – exploring the different understandings of educational research. In: Arthur, J.; Waring, M.; Hedges, L. V. (Eds). Research Methods and Methodologies in Education. London: SAGE. p. 5-20.

Durand, T. 1998. Forms of incompetence. In: International Conference on Competence-Based Management. Proceedings of the fourth international conference on competence-based management. Oslo: Norwegian School of Management.

Dutra, J. S. 2001. Gestão por competências. São Paulo: Gente.

Dutra, J. S. 2004. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Drummond, J. A., Franco, L. A., & Ninis, A. B. 2006. O estado das áreas protegidas do Brasil – 2005. Brasília: MMA.

Fleury, A., & Fleury, M. T. L. 2006. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. 2001. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. 2007. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, H. de A. 2005. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp.

Gramigna, M. R. 2007. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall.

Guia de profissões e salários. 2017. Recuperado em 01 de dezembro de 2017 de http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-administrador/>.

Lara, J. F.; & Silva, M. B. 2007. Avaliação de desempenho no modelo de gestão por competências: uma experiência de utilização. Trabalho de Conclusão De Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Recuperado em 08 de abril de 2017 de https://pt.scribd.com/.../Avaliacao-de-Desempenho-No-Modelo-de-Gestao-Por-Compe.

Lazzarotto, E. M.; Cardoso, G. M.; & Nazzari, R. K. 2003. Conhecimento, habilidade e atitude requeridas para o enfermeiro gerenciar as unidades básicas de saúde. In: Anais Seminário Nacional Estado Políticas Sociais no Brasil, Cascavel. Programa e Resumo do Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, v. 1. p. 62-63, 2003.

Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 (2000). Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: Diário Oficial da União de 19/07/2000.

Lima, A. K. C. 2010. Competências gerenciais: a percepção dos gestores da IES pública. 134 (59-66). Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Potiguar. Natal. Recuperado em 27 de dezembro de 2016 de https://unp.br/wp-content/uploads/2013/12/Andrea-Kaliany-da-Costa-Lima-Compet%C3%AAncias-Gerenciais-a-Percep%C3%A7%C3%A3o-dos-Gestores-de-uma-IES-P%C3%BAblica1.pdf.

Lima, G. S., Ribeiro, G. A., & Gonçalves, W. 2005. Avaliação da Efetividade de Manejo das Unidades de Conservação de Proteção Integral em Minas Gerais. Revista Árvore, Viçosa, vol. 29, n. 4, pp. 647-653.

Lima, R. 2015. Organizações avaliam o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas. Recuperado em 24 de abril de 2017 de http://www.idesam.org.br/organizacoes-avaliam-o-sistema-estadual-de-unidades-de-conservacao-do-am/.

Maitland, I. 2000. Administre seu tempo. São Paulo: Nobel.

Magalhães, S; & Rocha, M. 1997. Desenvolvimento de competências: o futuro agora! Revista de São Paulo, Treinamento e Desenvolvimento pp.12-14.

Mello, M. S. N. 2006. Competências e habilidades requeridas para o exercício de função gerencial em Instituições Federais de Ensino. In. Cadernos Temáticos, n.12 pp.53-59.

Ministério de Meio Ambiente. 2007. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas da Amazônia. ARPA-Áreas protegidas da Amazônia. Brasília: MMA.

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 2008. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA; Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF; Instrumento para Avaliação da Gestão Pública – ciclo 2008/2009. Versão 1/2008. Brasília: MP, SEGES.

Montana, P. J., & Charnov, B. H. 2003. Administração. Tradução de Robert Brian Taylor. São Paulo: Saraiva.

Primo, P. B. S., & Pellens, R. 2000. A situação atual das Unidades do Estado do Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2, 2000, Campo Grande. Trabalhos Técnicos, Campo Grande (Vol.2, pp. 628-637).

Rosa, E. S. 2004. Recrutamento e seleção de pessoal: quais as vantagens deste processo para uma organização? São Paulo: Faculdade Oswaldo Cruz. Recuperado em 20 de fevereiro de 2016 de http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social22.pdf>.

Sabbag, P. Y. 2007. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva.

Santos, F. C. A. 1999. Estratégia de recursos humanos: dimensões competitivas. São Paulo: Atlas.

Satake, E. F., Fóglio Júnior, E., Reis, F., & Batista, R. M. 2011. Recrutamento e Seleção com Foco no Recrutamento Interno. Universitária - Revista Científica do Unisalesiano, Lins, São Paulo, ano 02, n. 4, jul./dez.

Tachizawa, T., & Andrade, R. O. B. 2006. Gestão de instituições de ensino. (4 ed.), rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV.

Witt, R. R., & Almeida, M. C. P. 2003. Competências dos Profissionais de Saúde no Referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública: contribuição para a construção de Projetos Pedagógicos na Enfermagem. Rev. BrasEnferm, Brasília (DF) 56(4), pp.433-438.

Yin, R.K. 2015. Estudo de Caso: planejamento e métodos/ Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi. – 3. ed. – Porto Alegre: Bookman.

Zamberlan, C. O., & Cerreta, P. S. 2010. Orientação para competências na gestão das instituições de ensino superior públicas e privadas: o caso da região de Santa Maria –RS. Qualit@s Revista Eletrônica. ISSN 1677 4280. Vol.9, nº 2.

Zariffian, P. 2001. Objetivo competência: por uma nova lógica. Tradução de Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Published

2021-11-09

How to Cite

Sahdo , R. M. ., Vieira, G. ., Silva, F. M. V. da ., & Dutra, J. M. (2021). The profile of the manager of conservation units of the State of Amazonas. UFAM Business Review - UFAMBR, 3(2), 77–93. https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.8784