Modal Ferroviário em Análise Comparativa de Custo: Estudo de Caso Manaus-Porto Velho

Autores

  • Stephane Reis de Souza UFAM
  • Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.6902

Palavras-chave:

Logística, Ferrovia, Manaus, Amazônia

Resumo

O objetivo do presente artigo é levantar dados comparativos dentro do custo logístico nos modais hidroviário e ferroviário para verificar a possibilidade de uma ferrovia conectando as cidades de Manaus e Porto Velho, no berço da Amazônia, no Norte do Brasil. A ausência de linhas ferroviárias na região Norte, à exceção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – atualmente desativada –, em Porto Velho, torna fundamental a compreensão das alternativas disponíveis para facilitar a condução do grande fluxo de mercadorias nessa área, e ainda analisar a viabilidade do modal ferroviário na região. Foi produzida uma rápida exposição acerca do desenvolvimento dos principais modais no país, a fim de contextualizar a construção histórica e condição atual de cada um, principalmente na região Norte. O método de estudo de caso particulariza a via Manaus-Porto Velho. A partir da coleta de dados secundários, foi possível a análise da movimentação de carga, dos valores de frete entre os anos de 2015 a 2017, e da eficiência dos modais hidroviário e ferroviário. A princípio o número de movimentação de carga justificaria a construção de uma ferrovia na localidade. Todavia, é necessária a realização de estudos mais técnicos no campo da engenharia, geografia e dos impactos socioambientais produzidos com a construção do proposto.

     

Biografia do Autor

Stephane Reis de Souza, UFAM

 

 

Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa, UFAM

 

 

Referências

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Souza, S. R. de, & Uchôa, A. G. F. (2019). Modal Ferroviário em Análise Comparativa de Custo: Estudo de Caso Manaus-Porto Velho. UFAM Business Review - UFAMBR, 1(2), 108–125. https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.6902

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