Contribuição de variáveis ambientais nos comportamentos, competências e na percepção de universidade verde

Autores

  • Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros Universidade Federal do Pampa
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Laércio André Gassen Balsan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Bruno Mello Corrêa de Barros Beuron Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.10795

Palavras-chave:

Percepções, Universidades Sustentáveis, . Comportamentos e Competências para a Sustentabilidade

Resumo

As universidades são continuamente exigidas a contribuir para a discussão da sustentabilidade, principalmente por se tratar de um ambiente com a possibilidade de incentivar a transformação da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Este estudo busca analisar as correlações entre os comportamentos e competências para a sustentabilidade, bem como propõe modelos para estimar a contribuição de variáveis ambientais na percepção de universidade reconhecida pelas ações socioambientais. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo com uma amostra composta por 1056 indivíduos pertencentes à comunidade acadêmica de uma Universidade. Entre os achados, estão descritos o conjunto de correlações entre os comportamentos, competências para a sustentabilidade e contribuições de variáveis ambientais. Por fim, são apresentados três modelos que explicam a contribuição da Universidade para os comportamentos, para as competências e para a percepção de Universidade Verde.

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Publicado

2022-12-22 — Atualizado em 2022-12-28

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Como Citar

Beuron Corrêa de Barros, T. A., da Rosa Gama Madruga, L. R. ., Garlet , V. ., Gassen Balsan, L. A., Mello Corrêa de Barros Beuron, B., & Veiga Ávila, L. . (2022). Contribuição de variáveis ambientais nos comportamentos, competências e na percepção de universidade verde. UFAM Business Review - UFAMBR, 4(2), 68–87. https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.10795 (Original work published 22º de dezembro de 2022)

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