A preocupação com a sustentabilidade na ótica de alunos, docentes e técnicos de uma universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i3.7913Palavras-chave:
Conscientização Ambiental. Sustentabilidade. Universidades.Resumo
Este estudo tem o intuito de contribuir com o tema da sustentabilidade sob a perspectiva da consciência ambiental, identificando a diversidade da preocupação ambiental entre os diferentes perfis de indivíduos que frequentam o ambiente acadêmico. Para isso, foi mensurada a preocupação ambiental de alunos, docentes e técnicos de uma universidade no Brasil. Realizou-se uma survey com a participação de 1.070 indivíduos e percebeu-se que em geral, alunos, docentes e técnicos se preocupam com a sustentabilidade. Sobre as diferenças perceptivas, descobriu-se por meio de técnicas estatísticas que discentes apresentaram menor nível de preocupação em relação a docentes e técnicos. As mulheres apresentaram maior preocupação ambiental, e indivíduos ainda sem formação superior possuem menor nível preocupação ambiental. No que se refere à idade, o estudo mostrou que houve baixa influência na preocupação ambiental, ou seja, não é possível afirmar que a preocupação com a sustentabilidade aumente com o passar do tempo. Nota-se que a sustentabilidade ainda tem muito a ser discutida em todos os âmbitos, mas principalmente no ambiente acadêmico, lugar da construção do conhecimento e da difusão de atitudes e ações sustentáveis.
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