A qualidade de Vida no Trabalho da População de uma Pequena Cidade: um estudo em Dom Pedrito/RS

a study in Dom Pedrito/RS

Autores

  • Julia da Cunha Stoelben Unipampa - Campus Dom Pedrito
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i1.5733

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Trabalho. Cidades Pequenas.

Resumo

Há algum tempo as empresas têm percebido a importância dos colaboradores se sentirem bem no ambiente de trabalho, sendo que a preocupação com a sua qualidade de vida vêm cada vez mais ganhando espaço. Desta forma, diversos estudos buscaram medir a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); entretanto, poucos fizeram uma análise em pessoas residentes em cidades pequenas que trabalham nas mais diversas empresas e segmentos. Assim sendo, o presente artigo tem por objetivo medir o nível de QVT de trabalhadores de Dom Pedrito/RS. Por meio de uma pesquisa quantitativa e descritiva, contando com a participação de 127 pessoas, descobriu-se de forma geral, o nível de QVT da população é mediano. Os investigados consideram a não existência de preconceito e a motivação para trabalhar os principais itens positivos; dentre os mais negativos, destacam-se a falta de instrumentos para a prática do trabalho e o fato de haver mudança na rotina das pessoas. Por fim, descobriu-se que não existem diferenças de níveis de QVT de acordo com o gênero e a faixa-etária, dando a entender, que a QVT é uma percepção que não depende do perfil das pessoas.

 

Referências

Alves, E. F. (2011). Programas e ações em qualidade de vida no trabalho: possibilidades e limites das organizações. Revista Eletrônica Fafit/Facic, 2(1).
Andrade, R. M. (2012). Qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa Farben S/A indústria química (Monografia de pós-graduação). Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil.
Andrade, S. M. D. (2016). Qualidade de vida no trabalho: proposta de um modelo integrador do BPSO com justiça organizacional para o bem-estar de servidores públicos (Doctoral dissertation). Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Carvalho, J. F., Martins, E. P. T., Lúcio, L., & Papandréa, P. J. (2013). Qualidade de vida no trabalho e fatores motivacionais dos colaboradores nas organizações. Educação em foco, 7(1), 21-23.
da Silva Timossi, L., de Francisco, A. C., dos Santos Junior, G., & de Paula Xavier, A. A. (2010). Análise da qualidade de vida no trabalho de colaboradores com diferentes níveis de instrução através de uma análise de correlações. Production, 20(3), 471-480.
da Silva, A. C. C. J., Furtado, J. H., & Zanini, R. R. (2015). Um estudo sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) e os fatores associados. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 7(14), 182-200.
dos Santos, P. S., & Borges, G. R.. (2018). A influência da satisfação e qualidade de vida no trabalho entre alunos do curso de agronegócio. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). ISSN 2237-1427, 8(3).
Fernandes, E. C. (1996). Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade.
Fernandes, L. C., & Ferreira, M. C. (2015). Qualidade de vida no trabalho e risco de adoecimento: estudo no poder judiciário brasileiro. Psicologia USP, 26(2), 296-306.
Ferreira, M. C., Leite, J. V., & Mendes, A. M. (2009). Mudando a gestão da qualidade de vida no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 9(2), 109-123.
Ferro, F. F. (2012). Instrumentos para medir a qualidade de vida no trabalho e a ESF: Uma revisão de literatura (Monografia de pós-graduação). Universidade Federal de Minas Gerais, Brumadinho, MG, Brasil.
Figueiredo, V. D. M. (2008). Pequenos municípios e pequenas cidades do estado do Rio Grande do Sul: contrastes, perfil do desenvolvimento e de qualidade de vida, 1980-2000.
França, A. C. L. (1996). Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000 (Doctoral dissertation). Universidade de São Paulo, SP, Brasil.
Gao, X., & Long, C. X. (2014). Cultural border, administrative border, and regional economic development: Evidence from Chinese cities. China Economic Review, 31, 247-264.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.
Liberato, H. L., Ballstaedt, E. H., & Abril, J. D. C. J. (2013). Estresse no trabalho. (Monografia de pós-graduação). Associação Catarinense De Medicina, Universidade Federal De Santa Catarina - Ufsc, SC, Brasil.
Medeiros, E. G. (2002). Análise da Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso na área da construção civil (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
Menshhein, R. M. (2007). Marketing Interno. São Paulo: Atlas.
Minayo, M. C. D. S., Hartz, Z. M. D. A., & Buss, P. M. (2000). Quality of life and health: a necessary debate. Ciência & Saúde Coletiva, 5(1), 7-18.
Miranda, C. (2009). O Desafio em manter funcionários motivados: Os Fatores Motivacionais para o Trabalho (Monografia de Graduação). ESAB-Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, ES, Brasil.
Monteiro, G. M. S. (2015). Qualidade de vida no trabalho: o estudo de caso no setor de serviços de limpeza, copa e cozinha da UNIJUÍ - Câmpus Santa Rosa (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, RS, Brasil.
Nahas, M. V. (2006). Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf.
Narehan, H., Hairunnisa, M., Norfadzillah, R. A., & Freziamella, L. (2014). The effect of quality of work life (QWL) programs on quality of life (QOL) among employees at multinational companies in Malaysia. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 112, 24-34.
Pereira, D. L. (2011). Qualidade de vida no trabalho: influências dos avanços tecnológicos (Monografia de pós-graduação). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, Brasil.
Razak, N. A., Ma’amor, H., & Hassan, N. (2016). Measuring reliability and validity instruments of work environment towards quality work life. Procedia Economics and Finance, 37, 520-528.
Ribeiro, C. A. O., & Campos, L. N. M. (2012). Qualidade de vida no trabalho http://dx. doi. org/10.15601/1983-7631/rt. v2n2p28-39. Revista Tecer, 2(2).
Ribeiro, L. A., & SANTANA, L. C. D. (2015). Qualidade de vida no trabalho: fator decisivo para o sucesso organizacional. Revista de Iniciação Científica - RIC Cairu, 2(02), 75-96.
Rodrigues, M. V. C. (1994). Qualidade de vida no trabalho. RJ: Vozes.
Santos, D. F. A. D. (2013). Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários do Centro Estadual de Ensino Fundamental Tucunduva (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, RS, Brasil.
Silva, N., & Lima, M. (2007). Qualidade de vida no trabalho: o estudo qualitativo na empresa natura. Semana Científica e Cultural do Serviço Social das Faculdades Unificadas da Fundação Educacional de Barretos, 5.
Veiga, A. (2000). Tempos modernos. Revista Veja. São Paulo: Editora, Abril.
Vieira, M. L., Lacerda, A. L. R., Vieira, M. C., & Seidl-de-Moura, M. L. (2011). Características sociodemográficas e aspectos psicossociais de famílias brasileiras residentes em capitais e cidades pequenas do interior. Barbarói, (34), 60-79.
Willemann, A. C., & Ferreira, A. C. (2018). Qualidade de Vida no Trabalho em uma Empresa de Transporte de Passageiros e Fretamento do Alto Paranaíba–MG. Qualitas Revista Eletrônica, 18(3), 88-112.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Como Citar

da Cunha Stoelben, J., & Borges, G. da R. (2019). A qualidade de Vida no Trabalho da População de uma Pequena Cidade: um estudo em Dom Pedrito/RS: a study in Dom Pedrito/RS. UFAM Business Review - UFAMBR, 1(1), 18–35. https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i1.5733

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)