Escala para mensuração da satisfação do turista pós Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v7i1.17472

Palavras-chave:

Escala de Satisfação, Atributos Promotores de Satisfação dos Turistas, Destinos turísticos, Pandemia Covid-19

Resumo

O surgimento da pandemia COVID-19 iniciou uma crise sanitária de proporções mundiais, sendo o setor turístico foi um dos mais afetados. Com o avanço da vacinação contra Covid-19, foi ocorrendo à atenuação da doença e a gradual retomada do turismo, porém há indícios de que o comportamento dos turistas pode ter sido afetado em função do contexto vivido. Por isso, acredita-se ser fundamental o surgimento de uma nova escala incluindo possíveis novas demandas. Nesse sentido, este estudo propõe descobrir quais são os atributos que promovem a satisfação dos turistas nos destinos turísticos pós-pandemia e validar uma nova escala para mensurar esses atributos. Para tal, realizou-se um estudo de métodos mistos, composto de 02 fases. Primeiramente, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, a partir da opinião dos participantes de 02 grupos focais com o propósito de levantar atributos que estavam sendo valorizados pelos turistas durante suas viagens no período final da pandemia. Subsequente, realizou-se um estudo quantitativo descritivo, a partir do método survey, tendo como amostra 208 turistas que realizaram pelo menos uma viagem a turismo em 2021 ou 2022. Como resultados, apresentou-se uma nova escala para mensurar a satisfação dos turistas nos destinos turísticos pós-pandemia, composta por 05 dimensões e 26 variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziane Mieres dos Santos Santos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

Ab Hamid, M. R., Sami, W., & Sidek, M. M. (2017, September). Discriminant validity assessment: Use of Fornell & Larcker criterion versus HTMT criterion. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 890, No. 1, p. 012163). IOP Publishing.

Agyeiwaah, E., Adongo, R., Dimache, A., & Wondirad, A. (2016). Make a customer, not a sale: Tourist satisfaction in Hong Kong. Tourism Management, 57, 68-79.

Alegre, J., & Garau, J. (2010). Tourist satisfaction and dissatisfaction. Annals of tourism research, 37(1), 52-73.

Baker, D. A., & Crompton, J. L. (2000). Quality, satisfaction and behavioral intentions. Annals of tourism research, 27(3), 785-804.

Baker, DA, & Crompton, JL (2000). Qualidade, satisfação e intenções comportamentais. Anais de pesquisa em turismo, 27 (3), 785-804.

Chen, C. F., & Chen, F. S. (2010). Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism management, 31(1), 29-35.

Cretu, R. C., Stefan, P., & Alecu, I. I. (2021). Has tourism gone on holiday? Analysis of the effects of the COVID-19 pandemic on tourism and post-pandemic tourism behavior. Sci. Pap. Ser. Manag. Econ. Eng. Agric. Rural Dev, 21, 191-197.

da Silva Lopes, H., Remoaldo, P. C., Ribeiro, V., & Martín-Vide, J. (2021). Effects of the COVID-19 pandemic on tourist risk perceptions—the case study of Porto. Sustainability, 13(11), 6399.

El-Said, O., & Aziz, H. (2019). Egypt’s competitiveness: Empirical examination of the relationship between destination attributes, tourist satisfaction and behavioral intentions among hotel guests. Tourism and hospitality management, 25(1), 53-73.

Ferreira Junior, R. R., & Santa Rita, L. P. (2020). Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cadernos de Prospecção, 13(2), 459.

Fonseca, M. F. L. D. (2022). O impacto da pandemia covid-19 na tomada de decisão de um destino turístico em Portugal: O estudo de caso da estrada nacional 2 (Doctoral dissertation).

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 18(1), 39-50.

Geva, A., & Goldman, A. (1991). Medição de satisfação em visitas guiadas. Annals of Tourism Research, v. 18, n. 2, p. 177-185.

Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of sustainable tourism, 29(1), 1-20.

Gouveia, C., & Seabra, C. (2022). Impactos da pandemia COVID-19 nas viagens: o caso da Região Centro de Portugal. RPER, (60), 105-115.

Hair, J., Babin, B., Money, A., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed.

Kozak, M. (2001). Repeaters' behavior at two distinct destinations. Annals of tourism research, 28(3), 784-807.

Lee, J., Kim, K., Park, G., & Cha, N. (2021). The role of online news and social media in preventive action in times of infodemic from a social capital perspective: The case of the COVID-19 pandemic in South Korea. Telematics and Informatics, 64, 101691.

Li, X., Gong, J., Gao, B., & Yuan, P. (2021). Impacts of COVID-19 on tourists' destination preferences: Evidence from China. Annals of Tourism Research, 90, 103258.

Menezes, E. A. C., Guimarães, T. D. A., & Bido, D. D. S. (2011). Dimensões da aprendizagem em organizações: validação do Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) no contexto brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 12, 4-29.

Moutinho, L., Caber, M., Silva, M. M. S., & Albayrak, T. (2015). Impact of group package tour dimensions on customer satisfaction (an ANNs application). Tourism Analysis, 20(6), 619-629.

Nabuco, G., de Oliveira, M. H. P. P., & Afonso, M. P. D. (2020). O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental: qual é o papel da Atenção Primária à Saúde?. Revista Brasileira de medicina de família e comunidade, 15(42), 2532-2532.

Niewiadomski, P. (2020). COVID-19: from temporary de-globalisation to a re-discovery of tourism?. Tourism Geographies, 22(3), 651-656.

Nilashi, M., Abumalloh, R. A., Alghamdi, A., Minaei-Bidgoli, B., Alsulami, A. A., Thanoon, M., ... & Samad, S. (2021). What is the impact of service quality on customers’ satisfaction during COVID-19 outbreak? New findings from online reviews analysis. Telematics and Informatics, 64, 101693.

Nilplub, C., Khang, D. B., & Krairit, D. (2016). Determinants of destination loyalty and the mediating role of tourist satisfaction. Tourism Analysis, 21(2-3), 221-236.

Orgaz-Agüera, Francisco, Estrada, J. D., López-Guzmán, T., & CUADRA, S. M. (2016). El Sistema Todo Incluido en Cancún: Análisis del Perfil Sociodemográfico, Valoraciones y Satisfacción del Turista. Rosa dos ventos, 8(3), 311-324.

Parady, G., Taniguchi, A., & Takami, K. (2020). Travel behavior changes during the COVID-19 pandemic in Japan: Analyzing the effects of risk perception and social influence on going-out self-restriction. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, 7, 100181.

Prada-Trigo, J., Armijos Chillogallo, D., Crespo Córdova, A., & Torres León, L. (2017). Destinos turísticos culturales y satisfacción: diferencias en la intención de regreso. Estudios y perspectivas en turismo, 26(4), 864-883.

Paixão, W. B. D., Cordeiro, I. J. D., & Leite, N. K. (2021). Efeitos da pandemia do COVID-19 sobre o turismo em Fernando de Noronha ao longo do primeiro semestre de 2020. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15.

Rutynskyi, M., & Kushniruk, H. (2020). The impact of quarantine due to COVID-19 pandemic on the tourism industry in Lviv (Ukraine). Problems and perspectives in management, 18(2), 194.

Sadeh, E., Asgari, F., Mousavi, L., & Sadeh, S. (2012). Factors affecting tourist satisfaction and its consequences. Journal of basic and applied scientific research, 2(2), 1557-1560.

Singh, A., & Tiwari, R. (2016). The role of destination attributes in promoting a tourist destination. Pacific Business Review International, 8(10), 9-20.

Soares, J. R. R., Gabriel, L. P. M. C., & Romo, R. S. (2020). Impacto do Covid-19 no comportamento do turista brasileiro. Fortaleza: Ed. Uece.

Soares, U., Pulga, M., de Aragão, J. J. G., & Yamashita, Y. (2021). Impactos da Pandemia COVID-19 na economia, na sociedade, no redesenho das cadeias logísticas e no florescimento dos serviços de entrega: o caso brasileiro. Revista Transporte y Territorio, (25).

Song, H., Van der Veen, R., Li, G., & Chen, J. L. (2012). The Hong Kong tourist satisfaction index. Annals of Tourism Research, 39(1), 459-479.

Srivastava, A., & Kumar, V. (2021). Hotel attributes and overall customer satisfaction: What did COVID-19 change?. Tourism Management Perspectives, 40, 100867.

Streiner, D. L. (2003). Starting at the beginning: an introduction to coefficient alpha and internal consistency. Journal of personality assessment, 80(1), 99-103.

Suhartanto, D., Gan, C., Andrianto, T., Ismail, T. A. T., & Wibisono, N. (2021). Holistic tourist experience in halal tourism evidence from Indonesian domestic tourists. Tourism Management Perspectives, 40, 100884.

Tam, J. L. (2004). Customer satisfaction, service quality and perceived value: an integrative model. Journal of marketing management, 20(7-8), 897-917.

Tavakol, M., & Dennick, R. (2011). Making sense of Cronbach's alpha. International journal of medical education, 2, 53.

Toubes, D. R., Araújo Vila, N., & Fraiz Brea, J. A. (2021). Changes in consumption patterns and tourist promotion after the COVID-19 pandemic. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, 16(5), 1332-1352.

Truong, T. L. H., Lenglet, F., & Mothe, C. (2018). Destination distinctiveness: Concept, measurement, and impact on tourist satisfaction. Journal of destination marketing & management, 8, 214-231.

Yoon, Y., & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism management, 26(1), 45-56.

Wilson, M. E., & Chen, L. H. (2020). Travellers give wings to novel coronavirus (2019-nCoV). Journal of travel medicine, 27(2), taaa015.

Zheng, D., Luo, Q., & Ritchie, B. W. (2021). Afraid to travel after COVID-19? Self-protection, coping and resilience against pandemic ‘travel fear’. Tourism Management, 83, 10426.

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Borges, G. da R., & Santos, L. M. dos S. (2025). Escala para mensuração da satisfação do turista pós Covid-19. UFAM Business Review - UFAMBR, 7(1), 19–38. https://doi.org/10.47357/ufambr.v7i1.17472

Edição

Seção

Artigos