Escala para mensuração da satisfação do turista pós Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v7i1.17472Palavras-chave:
Escala de Satisfação, Atributos Promotores de Satisfação dos Turistas, Destinos turísticos, Pandemia Covid-19Resumo
O surgimento da pandemia COVID-19 iniciou uma crise sanitária de proporções mundiais, sendo o setor turístico foi um dos mais afetados. Com o avanço da vacinação contra Covid-19, foi ocorrendo à atenuação da doença e a gradual retomada do turismo, porém há indícios de que o comportamento dos turistas pode ter sido afetado em função do contexto vivido. Por isso, acredita-se ser fundamental o surgimento de uma nova escala incluindo possíveis novas demandas. Nesse sentido, este estudo propõe descobrir quais são os atributos que promovem a satisfação dos turistas nos destinos turísticos pós-pandemia e validar uma nova escala para mensurar esses atributos. Para tal, realizou-se um estudo de métodos mistos, composto de 02 fases. Primeiramente, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, a partir da opinião dos participantes de 02 grupos focais com o propósito de levantar atributos que estavam sendo valorizados pelos turistas durante suas viagens no período final da pandemia. Subsequente, realizou-se um estudo quantitativo descritivo, a partir do método survey, tendo como amostra 208 turistas que realizaram pelo menos uma viagem a turismo em 2021 ou 2022. Como resultados, apresentou-se uma nova escala para mensurar a satisfação dos turistas nos destinos turísticos pós-pandemia, composta por 05 dimensões e 26 variáveis.
Downloads
Referências
Ab Hamid, M. R., Sami, W., & Sidek, M. M. (2017, September). Discriminant validity assessment: Use of Fornell & Larcker criterion versus HTMT criterion. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 890, No. 1, p. 012163). IOP Publishing.
Agyeiwaah, E., Adongo, R., Dimache, A., & Wondirad, A. (2016). Make a customer, not a sale: Tourist satisfaction in Hong Kong. Tourism Management, 57, 68-79.
Alegre, J., & Garau, J. (2010). Tourist satisfaction and dissatisfaction. Annals of tourism research, 37(1), 52-73.
Baker, D. A., & Crompton, J. L. (2000). Quality, satisfaction and behavioral intentions. Annals of tourism research, 27(3), 785-804.
Baker, DA, & Crompton, JL (2000). Qualidade, satisfação e intenções comportamentais. Anais de pesquisa em turismo, 27 (3), 785-804.
Chen, C. F., & Chen, F. S. (2010). Experience quality, perceived value, satisfaction and behavioral intentions for heritage tourists. Tourism management, 31(1), 29-35.
Cretu, R. C., Stefan, P., & Alecu, I. I. (2021). Has tourism gone on holiday? Analysis of the effects of the COVID-19 pandemic on tourism and post-pandemic tourism behavior. Sci. Pap. Ser. Manag. Econ. Eng. Agric. Rural Dev, 21, 191-197.
da Silva Lopes, H., Remoaldo, P. C., Ribeiro, V., & Martín-Vide, J. (2021). Effects of the COVID-19 pandemic on tourist risk perceptions—the case study of Porto. Sustainability, 13(11), 6399.
El-Said, O., & Aziz, H. (2019). Egypt’s competitiveness: Empirical examination of the relationship between destination attributes, tourist satisfaction and behavioral intentions among hotel guests. Tourism and hospitality management, 25(1), 53-73.
Ferreira Junior, R. R., & Santa Rita, L. P. (2020). Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cadernos de Prospecção, 13(2), 459.
Fonseca, M. F. L. D. (2022). O impacto da pandemia covid-19 na tomada de decisão de um destino turístico em Portugal: O estudo de caso da estrada nacional 2 (Doctoral dissertation).
Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 18(1), 39-50.
Geva, A., & Goldman, A. (1991). Medição de satisfação em visitas guiadas. Annals of Tourism Research, v. 18, n. 2, p. 177-185.
Gössling, S., Scott, D., & Hall, C. M. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of sustainable tourism, 29(1), 1-20.
Gouveia, C., & Seabra, C. (2022). Impactos da pandemia COVID-19 nas viagens: o caso da Região Centro de Portugal. RPER, (60), 105-115.
Hair, J., Babin, B., Money, A., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed.
Kozak, M. (2001). Repeaters' behavior at two distinct destinations. Annals of tourism research, 28(3), 784-807.
Lee, J., Kim, K., Park, G., & Cha, N. (2021). The role of online news and social media in preventive action in times of infodemic from a social capital perspective: The case of the COVID-19 pandemic in South Korea. Telematics and Informatics, 64, 101691.
Li, X., Gong, J., Gao, B., & Yuan, P. (2021). Impacts of COVID-19 on tourists' destination preferences: Evidence from China. Annals of Tourism Research, 90, 103258.
Menezes, E. A. C., Guimarães, T. D. A., & Bido, D. D. S. (2011). Dimensões da aprendizagem em organizações: validação do Dimensions of the Learning Organization Questionnaire (DLOQ) no contexto brasileiro. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 12, 4-29.
Moutinho, L., Caber, M., Silva, M. M. S., & Albayrak, T. (2015). Impact of group package tour dimensions on customer satisfaction (an ANNs application). Tourism Analysis, 20(6), 619-629.
Nabuco, G., de Oliveira, M. H. P. P., & Afonso, M. P. D. (2020). O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental: qual é o papel da Atenção Primária à Saúde?. Revista Brasileira de medicina de família e comunidade, 15(42), 2532-2532.
Niewiadomski, P. (2020). COVID-19: from temporary de-globalisation to a re-discovery of tourism?. Tourism Geographies, 22(3), 651-656.
Nilashi, M., Abumalloh, R. A., Alghamdi, A., Minaei-Bidgoli, B., Alsulami, A. A., Thanoon, M., ... & Samad, S. (2021). What is the impact of service quality on customers’ satisfaction during COVID-19 outbreak? New findings from online reviews analysis. Telematics and Informatics, 64, 101693.
Nilplub, C., Khang, D. B., & Krairit, D. (2016). Determinants of destination loyalty and the mediating role of tourist satisfaction. Tourism Analysis, 21(2-3), 221-236.
Orgaz-Agüera, Francisco, Estrada, J. D., López-Guzmán, T., & CUADRA, S. M. (2016). El Sistema Todo Incluido en Cancún: Análisis del Perfil Sociodemográfico, Valoraciones y Satisfacción del Turista. Rosa dos ventos, 8(3), 311-324.
Parady, G., Taniguchi, A., & Takami, K. (2020). Travel behavior changes during the COVID-19 pandemic in Japan: Analyzing the effects of risk perception and social influence on going-out self-restriction. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, 7, 100181.
Prada-Trigo, J., Armijos Chillogallo, D., Crespo Córdova, A., & Torres León, L. (2017). Destinos turísticos culturales y satisfacción: diferencias en la intención de regreso. Estudios y perspectivas en turismo, 26(4), 864-883.
Paixão, W. B. D., Cordeiro, I. J. D., & Leite, N. K. (2021). Efeitos da pandemia do COVID-19 sobre o turismo em Fernando de Noronha ao longo do primeiro semestre de 2020. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 15.
Rutynskyi, M., & Kushniruk, H. (2020). The impact of quarantine due to COVID-19 pandemic on the tourism industry in Lviv (Ukraine). Problems and perspectives in management, 18(2), 194.
Sadeh, E., Asgari, F., Mousavi, L., & Sadeh, S. (2012). Factors affecting tourist satisfaction and its consequences. Journal of basic and applied scientific research, 2(2), 1557-1560.
Singh, A., & Tiwari, R. (2016). The role of destination attributes in promoting a tourist destination. Pacific Business Review International, 8(10), 9-20.
Soares, J. R. R., Gabriel, L. P. M. C., & Romo, R. S. (2020). Impacto do Covid-19 no comportamento do turista brasileiro. Fortaleza: Ed. Uece.
Soares, U., Pulga, M., de Aragão, J. J. G., & Yamashita, Y. (2021). Impactos da Pandemia COVID-19 na economia, na sociedade, no redesenho das cadeias logísticas e no florescimento dos serviços de entrega: o caso brasileiro. Revista Transporte y Territorio, (25).
Song, H., Van der Veen, R., Li, G., & Chen, J. L. (2012). The Hong Kong tourist satisfaction index. Annals of Tourism Research, 39(1), 459-479.
Srivastava, A., & Kumar, V. (2021). Hotel attributes and overall customer satisfaction: What did COVID-19 change?. Tourism Management Perspectives, 40, 100867.
Streiner, D. L. (2003). Starting at the beginning: an introduction to coefficient alpha and internal consistency. Journal of personality assessment, 80(1), 99-103.
Suhartanto, D., Gan, C., Andrianto, T., Ismail, T. A. T., & Wibisono, N. (2021). Holistic tourist experience in halal tourism evidence from Indonesian domestic tourists. Tourism Management Perspectives, 40, 100884.
Tam, J. L. (2004). Customer satisfaction, service quality and perceived value: an integrative model. Journal of marketing management, 20(7-8), 897-917.
Tavakol, M., & Dennick, R. (2011). Making sense of Cronbach's alpha. International journal of medical education, 2, 53.
Toubes, D. R., Araújo Vila, N., & Fraiz Brea, J. A. (2021). Changes in consumption patterns and tourist promotion after the COVID-19 pandemic. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, 16(5), 1332-1352.
Truong, T. L. H., Lenglet, F., & Mothe, C. (2018). Destination distinctiveness: Concept, measurement, and impact on tourist satisfaction. Journal of destination marketing & management, 8, 214-231.
Yoon, Y., & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism management, 26(1), 45-56.
Wilson, M. E., & Chen, L. H. (2020). Travellers give wings to novel coronavirus (2019-nCoV). Journal of travel medicine, 27(2), taaa015.
Zheng, D., Luo, Q., & Ritchie, B. W. (2021). Afraid to travel after COVID-19? Self-protection, coping and resilience against pandemic ‘travel fear’. Tourism Management, 83, 10426.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 UFAM Business Review - UFAMBR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.