A Teoria das Inteligências Múltiplas: o aprendizado como estratégia para obtenção de vantagem competitiva

Autores

  • Francisco Fernandes da Costa Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Elaine Yaskara de Melo Jinkings UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.9841

Palavras-chave:

Teoria das inteligências múltiplas, Aprendizagem organizacional, Educação e universidades corporativas

Resumo

O presente artigo objetiva entender as implicações da aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) no contexto organizacional. Para tanto, adotou-se algumas premissas como verdadeiras: a concepção de inteligência proveniente da TIM tem o condão de amoldar-se ao ambiente organizacional, pois nele os colaboradores estão estimulando incessantemente a sua cognição para resolver problemas e elaborar produtos; a constatação da pluralidade do intelecto humano defendida pela TIM fomentou a necessidade de respeitar a individualidade cognitiva dos aprendizes com o desenvolvimento de currículos e estratégias pedagógicas apropriadas; o sucesso alcançado pela TIM no ambiente educacional tradicional pode ser replicado nas organizações; a educação corporativa pode utilizar-se da TIM para desenvolver políticas de aprendizagem adaptadas às inteligências do capital humano das organizações e, por fim, o aprendizado se constitui como uma política de desenvolvimento indispensável às organizações que buscam alavancagem e vantagem competitiva. O método eleito para alcançar esse intento foi a pesquisa descritiva, com uma abordagem quantitativa dos dados provenientes de um estudo bibliométrico, fundamentado nos artigos indexados na base da CAPES nos últimos sete anos. Dentre os resultados mais expressivos, constatou-se que a educação está na vanguarda da aplicabilidade da teoria de Gardner e que os seus conceitos de maior enlace são metodologias de aprendizagem, inteligência emocional, inovação e desenvolvimento. Evidenciou-se, também, a relevância deste bibliométrico, à medida que ficou comprovada a reduzida quantidade de investigações sobre os benefícios da utilização da TIM nas organizações. Ademais, as descobertas aqui realizadas poderão servir de hipóteses para futuras pesquisas científicas, a fim de serem comprovadas ou refutadas.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes da Costa Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Servidor público efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialização em MBA em gestão de pessoas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Elaine Yaskara de Melo Jinkings, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Doutora em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, concluído em Maio de 2022; Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002); Graduação em ADMINISTRACAO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Amazonas (1981) e Especialização em Recursos Humanos e Gestão Empresarial pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (1991). É Professora Doutora do quadro de Docentes da UEA - Universidade Estadual do Amazonas, atuando na Escola Superior de Ciências Sociais, nas disciplinas Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Gestão de Carreiras. É Professora Convidada para ministrar Módulos em Cursos de Pós-Graduação de Gestão de Pessoas, Gestão por Competências, Avaliação de Desempenho e do Potencial nas instituições UEA e UNINORTE. Atua como Consultora Senior em Desenvolvimento de Lideranças, em empresas de grande porte e também como Coach de Executivos de várias organizações, no Amazonas e em Rondônia. Foi a Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Amazonas em 2000, instituição que tem por objetivo disseminar o conhecimento no mundo do trabalho

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Souza, F. F. da C., & Jinkings, E. Y. de M. (2022). A Teoria das Inteligências Múltiplas: o aprendizado como estratégia para obtenção de vantagem competitiva. UFAM Business Review - UFAMBR, 4(2), 49–67. https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.9841

Edição

Seção

Artigos