Educação Física em creche: uma reflexão na perspectiva da teoria eliasiana

Autores

  • Sally Ataide Miguel
  • Glaucio Gomes de Matos
  • Rita Maria dos Santos Puga Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.2-9

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão das práticas pedagógicas da Educação Física escolar na Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes, entendo as relações de interdependências entre a criança e o adulto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de abordagem qualitativa. Sob a luz da teoria do processo civilizador de Norbert Elias, buscamos identificar as contribuições da Educação Física infantil que incide no moldar das condutas e comportamentos para a inserção social do individuo. Apropriamos-nos de jogos psicomotores e as regras sociais como mecanismo que contribui nesse processo, entendendo que é atribuído à escola o papel de regular o comportamento infantil para vida coletiva.


Palavras-chave: Educação Física. Criança. Processo Civilizador. Creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-12-2017

Como Citar

MIGUEL, S. A.; GOMES DE MATOS, G.; PUGA BARBOSA, R. M. dos S. Educação Física em creche: uma reflexão na perspectiva da teoria eliasiana. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 16, n. 2, p. 134–147, 2017. DOI: 10.29327/233099.16.2-9. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3963. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos