Educação Física em creche: uma reflexão na perspectiva da teoria eliasiana

Authors

  • Sally Ataide Miguel
  • Glaucio Gomes de Matos
  • Rita Maria dos Santos Puga Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.2-9

Abstract

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão das práticas pedagógicas da Educação Física escolar na Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes, entendo as relações de interdependências entre a criança e o adulto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de abordagem qualitativa. Sob a luz da teoria do processo civilizador de Norbert Elias, buscamos identificar as contribuições da Educação Física infantil que incide no moldar das condutas e comportamentos para a inserção social do individuo. Apropriamos-nos de jogos psicomotores e as regras sociais como mecanismo que contribui nesse processo, entendendo que é atribuído à escola o papel de regular o comportamento infantil para vida coletiva.


Palavras-chave: Educação Física. Criança. Processo Civilizador. Creche.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-08

How to Cite

Miguel, S. A., Gomes de Matos, G., & Puga Barbosa, R. M. dos S. (2017). Educação Física em creche: uma reflexão na perspectiva da teoria eliasiana. Somanlu: Revista De Estudos Amazônicos, 16(2), 134–147. https://doi.org/10.29327/233099.16.2-9

Issue

Section

Artigos