A imagem da cidade: cotidiano, sonhos e utopias dos moradores do Cacau Pirêra-Iranduba (AM)

Autores/as

  • Hamida Pereira
  • Iraildes Caldas Torres

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.8.1-2

Palabras clave:

Cidade, Imaginário, Cacau Pirêra/Iranduba (AM)

Resumen

Este artigo apresenta algumas imagens positivas e negativas que os moradores do Cacau Pirêra, distrito do município do Iranduba, têm da cidade de Manaus, com destaque para o modo pelo qual a cidade vem influenciando algumas mudanças nos modos de vida dos moradores do Cacau Pirêra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hamida Pereira

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM, especialista em Fundamentos Metodológicos da Pesquisa pela UFAM e graduada em Serviço Social pela mesma universidade. E-mail: hamida.assuncao@gmail.com.

Citas

BOURDIEU, P. O desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Perspectiva, 1979.CALVINO, I. As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.CARLOS, A. F. A. A construção de uma nova urbanidade. In: A cidade e o Urbano: as para debates. Fortaleza: EUFC, 1997. CARVALHO, E. de A. A complexidade do Imaginário. Leituras da Amazônia: revista internacional de arte e cultura, publicação do Instituto de Ciências Humanas e Letras: Mestrado de Letras e Natureza e Cultura na Amazônia, da Universidade do Amazonas e Universidade Stendhal-Grenoble 3 – CRELIT. Ano 1, n. 1 (abril, 1988 / fevereiro, 1999). Manaus: Editora Valer, 1999.CIORAN, E. M. História e utopia. Tradução de José Thomas Brum. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2001.LE GOFF, J. O imaginário medieval. 2ªed. Portugal: Editora Estampa, 1994.

MORIN, E. Cultura de massa no século XX: necrose. Tradução de Agenor Soares Santos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2003.OLIVEIRA, J. A. de. Cidades na selva. Manaus: Valer, 2000.__________________. Manaus de 1920 a 1967: a cidade doce e dura em excesso. Manaus: Valer/Governo do Estado do Amazonas/Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2003. WITKOSKI, A. C. Terra, floresta e água: os camponeses amazônicos e as formas de uso de seus recursos naturais. Manaus: Edua, 2006. (Série: Amazônia: A terra e o homem).

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

PEREIRA, H.; TORRES, I. C. A imagem da cidade: cotidiano, sonhos e utopias dos moradores do Cacau Pirêra-Iranduba (AM). Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 8, n. 1, p. p. 25–42, 2025. DOI: 10.29327/233099.8.1-2. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/317. Acesso em: 14 dic. 2025.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a