Educação Física em creche: uma reflexão na perspectiva da teoria eliasiana
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.16.2-9Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão das práticas pedagógicas da Educação Física escolar na Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes, entendo as relações de interdependências entre a criança e o adulto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de abordagem qualitativa. Sob a luz da teoria do processo civilizador de Norbert Elias, buscamos identificar as contribuições da Educação Física infantil que incide no moldar das condutas e comportamentos para a inserção social do individuo. Apropriamos-nos de jogos psicomotores e as regras sociais como mecanismo que contribui nesse processo, entendendo que é atribuído à escola o papel de regular o comportamento infantil para vida coletiva.
Palavras-chave: Educação Física. Criança. Processo Civilizador. Creche.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)