RISCO A INUNDAÇÃO: PERDAS E DANOS SOCIOECONÔMICOS NA BACIA DO TUCUNDUBA, BELÉM/PA.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2022.V.13.N.41.83.110Resumo
A combinação de alto índice pluviométrico com adensamento urbano tem ocasionado fenômenos como inundações em canais urbanos proporcionando as pessoas que habitam essas áreas, danos à integridade física, perdas materiais e patrimoniais. O objetivo deste artigo é apresentar os principias riscos causados pelas inundações e seus impactos financeiros e na saúde das famílias que residem em áreas crônicas de inundação na Bacia do Tucunduba, cidade de Belém/PA. A metodologia adotada ocorreu através de revisão da literatura, produção de cartografia de uso e ocupação do solo, trabalho de campo com aplicação de questionários para levantar as condições socioeconômicos da população atingida. Foram delimitadas duas áreas crônicas de inundação com alto índice de perdas materiais, prejuízos financeiros e à saúde dos moradores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).