OS IMPACTOS DA DRENAGEM SUPERFICIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS NA INFRAESTRUTURA DE TRECHOS DE VIAS DO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL
The impacts of rainfall water surface drainage in the infraestructure of urban streets segments at municipality of Santarém, Pará, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.175.194Palavras-chave:
Análise hidrológica; Drenagem superficial de águas pluviais; Índice topográfico de umidade.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso que investiga a influência da drenagem superficial de águas pluviais na infraestrutura das vias do perímetro urbano do município de Santarém, estado do Pará, Brasil. Assim como muitas cidades brasileiras, Santarém vem sofrendo forte urbanização e crescimento desordenado, com o surgimento de bairros periféricos desprovidos de infraestrutura. Considerável proporção da malha viária urbana do município é carente de infraestrutura de drenagem de águas pluviais, com a prevalência da drenagem superficial, com surgimento de diversos pontos de alagamentos e fortes enxurradas, causando prejuízos e transtornos aos moradores das áreas afetadas, e comprometendo a infraestrutura das vias, com o surgimento de buracos, valas e crateras. A metodologia utiliza um índice de análise hidrológica, denominado Índice Topográfico de Umidade (ITU), que indica áreas propensas a ocorrência de intensos de escoamento superficial. Dados de ocorrência de enxurradas e alagamentos do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério das Cidades foram utilizados juntamente com o ITU para fazer um zoneamento de áreas propensas a eventos de escoamento superficial das águas pluviais. Este zoneamento foi utilizado para delimitar trechos da malha viária potencialmente impactados. Registros fotográficos desses trechos confirmam o principal resultado dessa pesquisa que é a aplicabilidade do ITU para identificar trechos de malha viária com infraestrutura impactada por consequência da drenagem superficial. A partir destes resultados, como direcionamentos futuros, apontamos o potencial uso desse estudo para planejamento estratégico e zoneamento de infraestrutura de drenagem e manejo de águas pluviais no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).