A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA HUMANISTA: ENTRE O SER E O TER A NATUREZA/ Environmental Education in the Perspective of Humanist Geography: To be part of or to Possess the Nature
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.36.A36.51Palavras-chave:
Cidadania, Dominação, Conscientização, SustentabilidadeResumo
O presente artigo circunscreve as espacialidades cognitivas produzidas durante as experiências pedagógicas do ensino superior na disciplina de educação ambiental, as sugestões e as aplicações vividas em sala de aula foram analisadas e evidenciadas visando compartilhar os sentimentos de alguns discentes de geografia sobre o tema educação ambiental. O artigo também utiliza uma perspectiva analítica do método hermenêutico-fenomenológico que busca compreender as ações humanas no espaço, em suas construções e experiências. Utilizou-se o viés metodológico qualitativo, com a tipologia descritiva e explicativa, visando demonstrar o desenvolvimento do raciocínio voltado à educacional ambiental e sustentabilidade na compreensão fenomenológica, que é forjada no ser humano desde seu nascimento. Após análises, percebeu-se a necessidade do docente elaborar um plano de ensino, onde seja levado em conta alguns tópicos: a integração e harmonia com o ecossistema entre pessoas e os espaços vividos, a sensibilização de que todos fazem parte do planeta e são parte da natureza, conscientizar o papel cidadão do docente ou bacharel em geografia, o entendimento sobre o fetiche do consumo, são reflexões que devem ser compartilhados com os acadêmicos. Constatou-se que o entendimento da proposição humanística para educação ambiental reflete em uma consciência questionadora de si e das ações praticadas. Pensar no posicionamento dos professores de geografia e o quanto estes em sua ação didática podem contribuir para o florescimento de uma consciência cidadã voltada para educação ambiental e política, questionadora com sua essência na relação com a natureza.
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