DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE HIDROLÓGICA DE PRECIPITAÇÃO PARA SUB-REGIÃO HIDROGRÁFICA TOCANTINS 08./ Distribution of hydrological probability of precipitation for sub-region hydrographic Tocantins 08 in the State of Pará.

Autores

  • Jakeline Oliveira Evangelista universidade do estado do pará
  • Karollynne Novais Universidade do Estado do Para
  • Glauber Epifanio Universidade do Estado do Para

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.107.122

Palavras-chave:

Precipitação Máxima, FDP de Gumbel, FDP de Pearson Tipo III, Tempo de Retorno, Obras hidráulicas

Resumo

Para o planejamento e gestão de recursos hídricos, o conhecimento acerca da quantidade e distribuição da precipitação pluviométrica é fundamental. O escopo deste trabalho foi o de determinar duas funções de distribuição de probabilidade (FDP) para precipitação pluvial máxima anual para Sub-Região hidrográfica Tocantins 08, ambas para eventos extremos, aplicou-se: métodos de preenchimento e consistência de dados, culminando para uma série histórica de 31 anos; os atestou-se a aderência dos dados através dos testes de Anderson-Darling e Kolmogorov-Smirnov; identificou-se qual FDP e teste de aderência que melhor se adequaram para posterior analise especificado dos períodos de retorno (TR) de 100 (cem) e 200 (duzentos) anos afim de obras hidráulicas da FDP através da interpolação numérica culminando nos mapas de isoietas. Os resultados alcançados tornam evidente que os dados seguem uma tendência a normalidade, e com base na análise da isoieta da FDP Gumbel para o Tr de 100 anos, os projetos relacionados a recursos hídricos para sub-região hidrográfica Tocantins 08 devem levar em consideração 165mm e 300mm de precipitação máxima diária anual, e ao Tr de 200 anos, esses projetos devem levar em consideração 170mm e 340mm. A partir deste trabalho pode contribuir como importante instrumento para planejamento, gestão e operação de seus recursos hídricos, e servir como base de dados para estudos de cálculo de FDP para eventos mínimos de precipitação, para uma região que até então possui um acervo ínfimo no que tange estudos específicos de suas variáveis hidrológicas.

 

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Evangelista, J. O., Novais, K., & Epifanio, G. (2018). DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE HIDROLÓGICA DE PRECIPITAÇÃO PARA SUB-REGIÃO HIDROGRÁFICA TOCANTINS 08./ Distribution of hydrological probability of precipitation for sub-region hydrographic Tocantins 08 in the State of Pará. REVISTA GEONORTE, 9(32), 107–122. https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.107.122

Edição

Seção

Artigos